Fernando Santana

Nome Completo Fernando Matos Santana
Nome Parlamentar Fernando Santana
Partido PT
Profissão Administrador
Votos 111.639
Aniversário 05/01
E-mails fernando.santana@al.ce.gov.br
Telefones 3277.2645
Mesa Diretora 1º VICE-PRESIDENTE
Situação Em Exercício

Perfil

Fernando Matos Santana, nasceu em Juazeiro do Norte, em 05.01.1981, filho de Lucia Matos Santana, professora e Djalma Pinheiro Neto, empresário. É casado com Onelliany Moreira Leite e pais de três filhos. 

Administrador de empresas, especialista em Gestão Pública, Licitação e Direito Administrativo, com MBA em Gestão e Governança Pública. Antes de enveredar pelas lides político-partidárias, trabalhou como consultor empresarial no Ceará e em outros estados do Nordeste, atuando em empresa multinacional. 

Vocacionado para a vida pública, iniciou sua carreira na militância política aos 18 anos de idade. Logo vieram cargos públicos, passando pela experiência na gestão municipal, atuando como Secretário de Esportes e Juventude de Barbalha, marcando suas ações pelo fomento ao esporte e juventude local. Foi também secretário de Governo naquele município, onde articulou ações e projetos importantes para seu desenvolvimento. 

Ainda atuou como coordenador da campanha eleitoral do então candidato ao Governo do Ceará, Camilo Santana, no âmbito da região do Cariri, em 2014. 

Convidado pelo governador eleito, assumiu o cargo de Secretário Adjunto do Gabinete do Governador, realizando importante trabalho de articulação política junto às prefeituras, que culminou com a implementação de inúmeras ações do governo no interior cearense. 

Candidato a deputado estadual, em 2018, saiu vitorioso com uma expressiva votação de 95.665 votos. Foi eleito para o cargo de 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2019-2022, sendo reeleito para o mesmo cargo para o biênio 2021-2022. 

No pleito de 2022, foi reeleito deputado estadual com 111.639 votos. Na atual legislatura, foi novamente eleito para o cargo de 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, biênio 2023-2024. 

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos