Firmo Camurça

Nome Completo José Firmo Camurça Neto
Nome Parlamentar Firmo Camurça
Partido UNIÃO
Profissão Advogado
Votos 57.836
Aniversário 01/03
E-mails dep.firmocamurca@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2552

Perfil

José Firmo Camurça Neto nasceu no dia 1º de março de 1964, no distrito de Mucunã, em Maracanaú - Ceará. Casado com Larissa Camurça, Pai de Ítalo Cavalcante Camurça e Firmo de Freitas Camurça, Firmo também é avô e desfruta do amor de seus netos, Guilherme e Gabriel.

Firmo Camurça é advogado e filho de Wilson Camurça (in memoriam) e Agacil de Almeida Camurça (in memoriam), importantes líderes políticos do Distrito de Mucunã, em Maracanaú. Iniciou sua carreira política em 1988, quando foi eleito vereador, sendo reeleito em 1992, 1996 e 2000 para a Câmara Municipal de Maracanaú, onde ocupou a presidência por dois mandatos.

Em 2004, foi eleito vice-prefeito de Maracanaú ao lado do prefeito Roberto Pessoa, obtendo então a maior vitória eleitoral da oposição em um município do Ceará. Em 2008, foi reeleito vice-prefeito com mais de 87% dos votos válidos, uma das mais expressivas vitórias do Brasil, nas eleições municipais daquele ano.

Em 2012, realizou um grande sonho: foi eleito prefeito de Maracanaú com 73,1% dos votos válidos. Em 2016, foi reeleito para o mandato 2017-2020 com 72,1% dos votos válidos, tendo assim feito duas gestões marcadas pelo crescimento e construção de uma cidade para todos os maracanauenses.

Suas gestões, quando prefeito, foram marcadas por prêmios e reconhecimentos, tais como: Bicampeão do Selo Unicef; Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODM Brasil, da ONU e Presidência da República; Prêmio Dr. Pinotti, da Câmara dos Deputados, pelo destaque do Hospital da Mulher e da Criança de Maracanaú na Rede Cegonha; Prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq; Selo Verde; Prêmio Destaque Político entre os Melhores Prefeitos do Ceará por 8 vezes; Cidade Americana do Futuro, reconhecimento do internacionalmente respeitado The Financial Times; Conquista do inédito financiamento internacional junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, garantindo a execução das obras estratégicas do Programa de Transporte e Logística Urbana de Maracanaú – Translog, para o desenvolvimento de Maracanaú nas próximas décadas.

Em 2022, dando continuidade à sua grande paixão, a carreira política, Firmo Camurça foi eleito a Deputado Estadual pelo partido União Brasil, conquistando 57.836 votos e reafirma seu compromisso com o povo cearense, agora na Assembleia Legislativa do Ceará.

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos