Jeová Mota

Nome Completo Jeová Mota
Nome Parlamentar Jeová Mota
Partido PDT
Profissão Empresário
Votos 68.881
Aniversário 19/12
Site Pessoal http://www.facebook.com/jeova.mota Jeová Mota Perfil
E-mails jeova_deputado@yahoo.com.br
Telefones (85) 3277-2795

Perfil

José Jeová Souto Mota nasceu em 19 de dezembro de 1965, no distrito de Sucesso, situado no município de Tamboril, no Ceará. É filho de Antônio Mota e Lindalva Souto Feitosa Mota (ambos in memorian). Jeová cresceu em meio político, pois seu pai foi vice-prefeito por duas vezes e vereador por várias legislaturas. É pai de Felipe, que é médico e dos pequenos Sofia e Artur, seus maiores incentivadores e amigos.

Jeová iniciou seus estudos em sua terra natal, Sucesso, posteriormente, concluiu o ensino médio no Colégio Marista Cearense, em Fortaleza e cursou Administração de Empresas na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com grande espírito empreendedor, ele se tornou bem sucedido ao desenvolver atividade empresarial, atuando na bolsa de valores e paralelamente, promovendo grandes espetáculos musicais, especialmente com artistas de destaque no cenário musical brasileiro.

Sua trajetória política iniciou em Tamboril, onde assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Educação (1989), foi vice-prefeito em duas gestões (1993-1996/2001-2004) e prefeito por dois mandatos consecutivos (2005-2008/2009-2012).

À frente da gestão municipal de Tamboril, Jeová realizou diversas obras na cidade, projetando-a como modelo da região, construiu escolas, praças, postos de saúde, açudes, casas populares, pavimentou ruas e avenidas, reformou prédios públicos, como mercado e estádios, implantou a banda municipal de música, inaugurou abastecimento de água, iluminou quase todo o município, contribuindo inclusive com a segurança pública. Além disso, preocupado com o lazer de seu povo, Jeová promoveu eventos populares, sempre comemorando as festas tradicionais, dentre as quais se destaca o Tamboril Fest, instituído por ele.

Em reconhecimento ao seu trabalho e esforço, Jeová
Mota foi eleito deputado estadual do Ceará nas eleições de 2014, recebendo 48.659 votos. Imperioso ressaltar que o governador Camilo Santana, vários prefeitos da região e eleitores dos municípios de Tamboril, Nova Russas, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Crateús, Catunda, Ipaporanga, Independência e outros, foram extremamente importantes para garantir sua vaga na Assembleia Legislativa para representá-los.

Em 2015, ele é nomeado para o cargo de secretário estadual do Esporte, no qual articulou ações para a valorização e inclusão social dos jovens através do esporte. Um ano depois, o parlamentar retorna ao Poder Legislativo cearense, onde fortifica seu mandato como deputado estadual e reforça sua atuação na defesa dos interesses do povo cearense, especialmente, dos moradores da microrregião do Sertão de Crateús.

Nas eleições de 2018, Jeová Mota é reeleito deputado estadual do Ceará pelo PDT, com 52.299 votos de confiança. Em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, o parlamentar segue firmemente reivindicando ações, junto ao governador Camilo Santana, de convivência com a seca, investimentos para a saúde e segurança pública, além de incentivos para o esporte e lazer dos cearenses.
 

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos