Júlio César Filho

Nome Completo Júlio César Costa Lima Filho
Nome Parlamentar Júlio César Filho
Partido PT
Profissão Engenheiro Civil
Votos 46.082
Aniversário 03/04
Site Pessoal www.facebook.com/juliocesarfilho
E-mails depjuliocesarfilho@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2558/ 3277-2559

Perfil

Júlio César Filho nasceu em Maracanaú no dia 3 de abril de 1986 em uma família com dois irmãos: o médico pediatra Thiago Costa Lima e o acadêmico de Administração de Empresas, Pedro Neto. Ainda criança, ele acompanhava o pai, então vereador e presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, o economista Júlio César Costa Lima, nos diversos compromissos e nos desafios que se apresentavam no município. A forte identidade de sua família com as causas maracanauenses levou seu pai à Prefeitura de Maracanaú por três mandatos e ao Legislativo Estadual por duas legislaturas. Sua mãe, Meire Costa Lima, assumiu a Secretaria de Ação Social e ocupou cadeira do Legislativo Estadual de 2001 a 2004.

Aos 16 anos, ingressou na militância partidária e como resultado de sua identidade junto ao povo de sua terra e seu compromisso com as causas da juventude do Ceará, Júlio César Filho foi eleito, aos 24 anos, deputado estadual pelo PTN para a legislatura 2011-2014.

Na Assembleia Legislativa, atuou como Ouvidor na Casa e Presidente da Comissão de Juventude e da Comissão de Orçamento Finanças e Tributação. Desempenhou também as funções de Coordenador do Projeto Atlas de Divisas Georreferenciadas dos Municípios Cearenses, encarregado de solucionar divergências nos limites intermunicipais no Estado. Atuou como Vice-líder dos Governos Cid Gomes e Camilo Santana e ocupou o cargo de 3º Secretário da Mesa Diretora da Casa, colegiado que dirige os trabalhos do Parlamento. Com isso, participou das decisões sobre a pauta de matérias a serem priorizadas nas votações.

Formado em  engenharia civil, casado e pai de um filho, Júlio César Filho, atualmente, com 32 anos de idade, está no terceiro mandato consecutivo de deputado estadual e assume a Liderança do Governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa.


Atuação parlamentar

O Dep. Júlio César Filho foi responsável pela defesa e a relatoria dos principais projetos que beneficiaram servidores públicos e a população cearense em geral. O parlamentar relatou o projeto que instituiu o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde. Em fevereiro de 2018, a Assembleia aprovou o adicional de insalubridade de 20% sobre os vencimentos da categoria. A matéria foi aprovada com emenda de autoria de Júlio César Filho, adequando o texto à legislação federal e dando mais segurança jurídica para esses profissionais.

Júlio César Filho foi um dos parlamentares a liderar a votação da promoção dos policiais e bombeiros militares, defendeu a implantação do Bilhete Único Metropolitano, e foi responsável por ampliar esse benefício com número de integrações ilimitadas por dia. Com sua ajuda, o horário do Metrofor foi ampliado. Ele relatou o projeto que resultou na contratação de 148 novos funcionários. Júlio César Filho também é autor do projeto de cria, em Maracanaú, a Delegacia Especializada em Homicídios, aprovado pela Assembleia em julho de 2018.

Além de legislar e fiscalizar as ações do Executivo, o parlamentar tem o importante papel de representar a população e cobrar do governante a aplicação do dinheiro público em ações de interesse da comunidade. E é isso que Júlio César Filho tem feito diariamente para garantir obras e projetos do Governo do Ceará.

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos