Leonardo Araújo

Nome Completo Leonardo Araújo de Sousa
Nome Parlamentar Leonardo Araújo
Partido MDB
Profissão Advogado
Votos 24.040
Aniversário 17/12
E-mails eonardo.araujo@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2503

Perfil

 
Leonardo Araújo de Souza nasceu em 17 de dezembro de 1977, na cidade de Parambu, no Ceará, no Sertão dos Inhamuns.

Filho de Francisco José de Souza, nascido na localidade de Choró São Paulo, em Pacajus no Ceará, e Liduina Araújo de Souza; ele médico, ela professora.
Seus avós paternos são Francisco José de Souza e Francisca Maria de Souza, fortes comerciantes de produtos agropecuários no município, especialmente produção de carnaúba e caju; e avós maternos Francisco Rodrigues de Araújo, chefe do setor de eletricidade da RFFSA (Rede ferroviária federal S.A) e Raimunda Teles de Araújo. Casado com Ana Paula dos Santos Gonçalves Araújo de Souza e pai de Maria Isadora Gonçalves de Souza.

Estudou na Escola Pública de Primeiro e Segundo Grau Francisco Alves Teixeira, onde concluiu o ensino de primeiro grau, tendo no ano de 1989 se mudado para a capital do Estado do Ceará para cursar o ensino médio no Colégio Marista Cearense, com a conclusão no ano de 1995, de onde saiu para a aprovação no vestibular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), no curso de Direito, sendo Graduado bacharel em ciências jurídicas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em 21 de dezembro de 2001, na Turma Ministro César Asfor Rocha.

Ingressou no quadro da Ordem dos Advogados do Brasil ainda em 2002. Logo de início, instituiu a Pereira, Alves e Araújo Advogados Associados, atualmente, Araújo e Lucena Advogados Associados. Durante esse período, cursou Especialização em Direito e Processo Eleitoral na Escola Superior de Magistratura, tendo concomitantemente realizado tarefas junto à política de Ordem, tendo sido, em 2003, eleito membro conselheiro da Associação dos Jovens Advogados do Brasil (AJA), sendo reconduzido em 2006, desta vez para a diretoria da associação, como secretário-geral. Em 2009, foi eleito para o cargo estadual de Conselheiro da Ordem dos Advogados, sendo reeleito em 2012 para o mesmo cargo.

Atualmente, está cursando mestrado em Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, em Portugal.

Foi procurador do município de Pacajus, de janeiro de 2005 a março de 2009, por meio da empresa Araújo e Lucena Advogados Associados. Exerceu atuação na recuperação de créditos do município junto à prefeitura de Pacajus, ajudando a aumentar a arrecadação municipal.

Os ramos do direito para os quais direciona suas atividades são o direito eleitoral e o direito municipal. Sempre apaixonado por política de ordem e política partidária, em 2014, disputou vaga para deputado estadual, obtendo 24.040 votos, que o colocaram na condição de primeiro suplente, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

No dia 1o de outubro de 2015, Leonardo Araújo foi empossado oficialmente como deputado estadual pelo PMDB, em cerimônia oficial, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), onde cumpriu mandato até junho de 2016. Com a efetivação do então deputado estadual Carlomano Marques (PMDB) como prefeito de Pacatuba, Leonardo Araújo foi efetivado como deputado estadual pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) até o final do pleito de 2018.

Em 2018, Leonardo Araújo foi reeleito Deputado Estadual para a legislatura 2019-2022, com o total de 64.781 votos.

Em 2019, no exercício das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa, o Deputado Leonardo Araújo passou a ocupar as seguintes funções: presidente da Comissão da Juventude, membro titular das Comissões de Fiscalização e Controle, Constituição, Justiça e Redação e Defesa do Consumidor. Também é membro suplente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação e Comissão de Agropecuária, além de ser vice-líder do partido MDB na Assembleia Legislativa do Ceará.

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos