Lia Gomes

Nome Completo Lia Ferreira Gomes
Nome Parlamentar Lia Gomes
Partido PDT
Profissão Médica
Votos 67.000
Aniversário 12/01
E-mails dep.liagomes@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2890

Perfil

Lia Ferreira Gomes nasceu em Sobral, Ceará, no dia 12 de janeiro de 1966. Filha de José Euclides Ferreira Gomes Júnior e Maria José Santos Ferreira Gomes, é irmã de Ciro, Cid, Lúcio e Ivo e mãe dos gêmeos Vicente e Marina. Médica, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com atuação em dermatologia, tem na política sua vocação maior, com mais de trinta anos de militância e atuação em campanhas eleitorais.

Em 2016, compôs a equipe de assessoria do então prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. No ano seguinte, assumiu como coordenadora adjunta da Participação Social de Fortaleza, onde atuou na elaboração do Plano Plurianual 2018-2021 e promoveu seminários para os Agentes de Cidadania e Controle Social, tendo lutado e conquistado a concessão de Bilhete Único, com crédito de 44 passagens, como ajuda de custo para o trabalho voluntário desses agentes nas comunidades, além de fardamento e cartilhas educativas.

Em 2019, foi nomeada como secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS)– no governo Camilo Santana –, onde criou o Programa de Proteção Provisória (PPPro) - para pessoas ameaçadas de morte –, o Sistema Estadual de Proteção a Pessoas do Estado do Ceará (SEPP) e efetivou a atualização da legislação estadual do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e do Programa de Proteção à Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (PROVITA), o qual foi presidente do Conselho Deliberativo e integrou o Colégio de Presidentes. Criou, também, o Curso de Comunicação Inclusiva em Direitos Humanos, atualizou a Política Estadual da Pessoa Idosa do Ceará, inaugurou quatro estações do Praia Acessível, implementou o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, conquistou o Prêmio Innovare 2020, com a Campanha Ceará sem Racismo, e o selo MigraCidades, pela política de atenção ao migrante.

Como parlamentar, destaca sua atuação na defesa e promoção dos direitos humanos, da justiça, da inclusão social, da igualdade entre homens e mulheres, na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, da população LGBT+, idosos, das crianças e dos adolescentes e dos mais vulneráveis.

É titular da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e membro das comissões de Infância e Adolescência, Direitos Humanos e Cidadania, Proteção Social e Combate à Fome, Previdência Social e Saúde e Defesa do Consumidor. 

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos