Lucinildo Frota

Nome Completo Lucinildo da Frota Brito
Nome Parlamentar Lucinildo Frota
Partido PDT
Profissão Técnico de Estradas e Acadêmico de Engenharia Civil
Votos 21.751
Aniversário 21/01
Site Pessoal Instagram - @lucinildofrota_/ Facebook - @Lucinildo Frota
E-mails dep.lucinildofrota@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2584 / 3277-2661

Perfil

Lucinildo da Frota Brito nasceu em Santana, no Amapá, mas aos 16 anos veio para o Ceará e adotou Maracanaú como sua terra natal. É o quarto dos seis filhos de Luiz Rodrigues de Brito e Diva Albuquerque da Frota Brito. Desde muito cedo, começou a trabalhar para ajudar os pais, que eram proprietários de um depósito de construção, aprendeu na prática valores como responsabilidade e compromisso em tudo o que se faz.

A paixão pela construção civil lhe rendeu o diploma de Técnico em Estradas pela Escola Técnica Federal do Ceará, hoje, Instituto Federal do Ceara (IFCE). Durante o curso, estagiou na Secretaria de Finanças de Fortaleza, em seguida foi contratado pela Prefeitura de Aquiraz como cadastrador e um ano depois veio a ser estagiário da Superintendência Municipal de Obras e Viação (SUMOV).

O conhecimento na área e seu esforço o levaram a atuar na construção civil em importantes construtoras como EIT, Queiroz Galvão, OAS e CONCREMAT Engenharia. Em 1998, Lucinildo funda sua própria construtora e passa a prestar serviço na área da construção civil em Maracanaú e Região Metropolitana de Fortaleza. 

Atualmente é acadêmico do curso de Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Lucinildo é casado com Flavia Michele, jornalista e empresária, e tem três filhos: Lethycia, sua primeira filha, Luize e Lucinildo Filho. 

Lucinildo sempre mostrou sensibilidade e interesse em ajudar as pessoas que mais precisavam. Foi com o pai, Seu Luiz, que aprendeu que a política pode fazer a diferença e mudar a vida das pessoas. Uma lição que leva até hoje em sua trajetória como homem público. 

Após incentivo de amigos e familiares, disputou sua primeira eleição para vereador de Maracanaú no ano de 2004 e foi eleito. Foram cinco eleições vitoriosas e consecutivas desde então, sempre com votações crescentes, o que demonstra sua aprovação pública como então vereador daquele município. Em seu legado na vereança, Lucinildo se orgulha pelas grandes vitórias em seus mandatos em favor do povo Maracanauense. Construção de equipamentos como praças, ruas e avenidas, ginásios, Cras, alamedas e obras de drenagem, bem como o fortalecimento das categorias de classes estão entre suas principais conquistas no período em que foi vereador. 

Lucinildo é experiente e preparado com um vasto conhecimento no âmbito legislativo, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final - CCJ, a mais importante da Câmara Municipal de Maracanaú. Frota já foi secretário da mesa diretora por três vezes, era um dos poucos parlamentares com profundo conhecimento do regimento interno da Casa. Em 2017, foi escolhido para ser líder do governo na Câmara, a indicação se deu por seu poder de articulação e diálogo com os demais vereadores. 

Em 2018 foi candidato a deputado estadual, embora não eleito, obteve significativa votação comparado ao cenário acirrado aquela época figurando nos bastidores local como uma das maiores forças políticas de Maracanaú

Em 2022, foi eleito deputado estadual. Um desafio para quem já fez muito por Maracanaú e, agora, vai fazer por todo Ceará. Lucinildo Frota surge como uma nova liderança para ser a voz dos cearenses na Assembleia Legislativa na defesa por um Estado cada vez melhor. 
 

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos