Missias Dias

Nome Completo Manoel Missias Bezerra
Nome Parlamentar Missias Dias
Partido PT
Profissão Agricultor
Votos 44.853
Aniversário 08/01
E-mails dep.missiasdias@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2652 / 3277-2653

Perfil

Eleito com 44.843 votos, Missias Dias é o primeiro Sem Terra a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Administrador de empresas formado pela parceria do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) com a Universidade Metodista de Minas Gerais, é casado com Clarice Rodrigues e pai de dois filhos, Artur e Valentina.

Natural de Ipueiras, a história da sua militância tem início ainda na infância, quando seus pais ocuparam com o Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) a fazenda Serrote, em Crateús. Vivendo em acampamento debaixo da lona preta, estudou na escolinha que funcionava no local, ingressando no grupo de jovens quando da criação do Assentamento Palmares, onde é assentado com sua família.

Seguindo os ensinamentos de luta de Dom Fragoso e da igreja progressista, foi dirigente da brigada de Crateús no final dos anos 1990 e nos anos 2000, integrou a Direção do Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente do Movimento do MST no Ceará.

Presidiu a Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará (CCA). A partir de 2018 passou compor a Executiva Nacional do Setor de Produção, sendo responsável por acompanhar os estados do Nordeste e a Coordenação Nacional do MST.

Em 2022, a partir de uma reflexão da importância sobre incidir nos espaços institucionais para o fortalecimento da Reforma Agrária Popular, da Agricultura Familiar Camponesa e dos direitos da classe trabalhadora, o MST decidiu lançar candidaturas as casas legislativas pelo Brasil.

No Ceará, o Movimento possuía uma trajetória de apoio ao então Deputado Elmano de Freitas (PT), com a ida dele para concorrer ao governo do estado, abriu-se uma oportunidade de lançar a candidatura em movimento, para ocupar o parlamento.

Foi tudo muito rápido, mas diversos setores da sociedade cearense abraçaram a iniciativa e durante a campanha, nas conversas e caminhadas com movimentos, nas periferias e nas zonas rurais, o desejo de ver um representante do povo na Assembleia falou mais alto.

Votado em 182 dos 184 municípios do Ceará, em 2023, com 40 anos, Missias Dias do MST assume como deputado estadual a tarefa de legislar em defesa do povo cearense, dos grupos empobrecidos que lutam por direitos no campo e na cidade.
 

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos