Moisés Braz

Nome Completo Moisés Braz Ricardo
Nome Parlamentar Moisés Braz
Partido PT
Profissão Trabalhador Rural
Votos 63.149
Aniversário 05/09
Site Pessoal http://facebook.com/moisesbraz13333
E-mails moises.braz@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2972 / 3277-2973

Perfil

Maior liderança sindical rural do estado, Moisés Braz Ricardo chegou ao legislativo estadual após conquistar 75.027 votos em todos os municípios cearenses nas eleições de outubro de 2014, sendo o deputado mais bem votado do Partido dos Trabalhadores, o 5º da coligação e o 10º colocado entre os 46 parlamentares da Casa.

Moisés Braz Ricardo nasceu em 5 de setembro de 1963 no município de Massapê, Ceará, filho de Pedro Alcântara Ricardo e Maria Aparecida Braz Ricardo. Trabalhador rural, ainda jovem iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993, e foi coordenador regional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Ceará (Fetraece), de 1993 a 1996. Exerceu ainda o cargo de vice-presidente do STTR de Massapê em 1998, antes de assumir a Secretaria de Finanças da Fetraece, de 2001 a 2005, entidade para a qual acabou sendo eleito presidente por duas gestões (2005-2009 e 2010-2013) e posteriormente vice-presidente. Fundou e presidiu ainda o PT de Massapê.

Entre as bandeiras defendidas por Moisés na Assembleia estão o fortalecimento cada vez maior da Agricultura Familiar com assistência técnica, terra, água, crédito e inclusão socioeconômica de jovens, mulheres e da terceira idade; a Reforma Agrária; a luta do movimento sindical de trabalhadores rurais e urbanos e o diálogo das Organizações da Sociedade Civil Organizada (ONGs) com os Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipais com vistas à construção e implementação das Políticas Públicas.


 

Comissões


Agropecuária (Presidente)
Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano (Vice-Presidente)

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos