Nelinho

Nome Completo Rondinelle Pereira de Freitas
Nome Parlamentar Nelinho
Partido MDB
Profissão Empresário
Votos 42.779
Aniversário 07/03
E-mails depnelinho@al.ce.gov.br
Telefones (85) 3277-2930

Perfil

Deputado Estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Rondinelle Pereira de Freitas, popularmente conhecido por Nelinho Freitas, filho de Raimundo Cordeiro de Freitas e de Rosete Campos Pereira, nasceu no dia 07 de março de 1983, no município de Russas, no interior do Ceará. Ainda na adolescência, motivado pelos negócios da família no Cariri, radicou-se nas terras do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, onde reside há mais de 25 anos.

Nelinho foi casado e, dessa união, nasceu João Felipe Batista de Freitas, em 28 de março de 2014.

Com forte perfil empreendedor, participou ativamente na gestão dos negócios da família no ramo funerário, presente em mais de 150 municípios cearenses e gerando milhares de empregos.

Sensibilizado com as causas sociais, ajudou a fundar o Instituto João de Freitas – INJOF para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social. Através da Lei Municipal nº 4.367/2017, o INJOF foi reconhecido e declarado como instituição assistencial, recreativa e educacional sem fins lucrativos pela Câmara de Juazeiro do Norte. Também foi condecorada com o selo de reconhecimento como unidade filantrópica, pela Secretaria Municipal de Assistência Social daquele município.

A participação em causas sociais fez-no despontar, naturalmente, como uma jovem liderança política, sendo eleito para o seu primeiro mandato na 30ª Legislatura (2019–2022) da Assembleia Legislativa do Ceará. Obteve no seu primeiro pleito eleitoral 42.779 votos em 152 municípios do Estado, com os maiores índices de sufrágios nas regiões do Cariri (15.527 votos) e no Vale do Jaguaribe (15.838 votos).

Atualmente, Nelinho é Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço - CICTS da Assembleia Legislativa do Ceará, sendo eleito por unanimidade por seus pares. Na comissão, o jovem parlamentar atua na promoção do diálogo para construir o debate sobre pautas que venham ao encontro das necessidades de cada setor econômico do Estado, objetivando a geração de mais empregos e oportunidades.

O parlamentar tem como foco de atuação a defesa da saúde, a geração de empregos, o esporte e a juventude, bem como a causa animal. Nessa perspectiva, já apresentou mais de 100 projetos e 1.600 requerimentos no parlamento estadual, sendo autor de importantes leis estaduais, tais como Lei nº 17.585/2021 que determina o atendimento prioritário à pessoa com fibromialgia nos estabelecimentos públicos e privados; a Lei nº 17.515/2021 que proíbe o corte da energia elétrica em residências de pessoas com deficiência ou com doenças crônicas cujo tratamento necessite do uso continuado de aparelhos; a Lei nº 17.517/2021 que veda a nomeação de pessoas condenadas por crimes contra crianças e adolescentes em cargos comissionados; a Lei nº 17.315/2020 que determina o fornecimento de merenda escolar diferenciada para alunos com doença celíaca e intolerância a lactose; a Lei nº 18.085/2022 que institui a rota do turismo religioso; a Lei nº 18.086/2022 que cria incentivos para proteção e respeito aos ciclistas; e a Lei nº 17.307/2020 que obriga o condutor prestar socorro ao animal atropelado nas vias públicas do Ceará.

Desde cedo, Nelinho esteve envolvido no cenário da administração pública devido à herança política de seu pai, Raimundo Cordeiro de Freitas, mais conhecido por Raimundinho, ex-prefeito do município de Russas (2005 a 2012). Em 2020, Nelinho concorreu a prefeitura de Juazeiro do Norte, obtendo mais de 25 mil votos em uma disputa acirrada com grandes nomes da política juazeirense.

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos