Oriel Filho

Nome Completo Oriel Guimarães Nunes Filho
Nome Parlamentar Oriel Filho
Partido PDT
Profissão Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional
Votos 60.642
Aniversário 30/05
Site Pessoal instagran @deputadoorielnunesfilho facebook https://www.facebook.com/OrielNunesFilho/ Oriel Filho Perfil
E-mails dep.orielnunesfilho@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2982 / 2985

Perfil

Nasceu a 30 de maio de 1987, em Icó (CE). É filho de Oriel Guimarães Nunes e de Expedita Leite Nunes. Herdeiro de tradicional família política da região Vale do Salgado, baseada no município de Icó, Oriel tem orgulho de suas raízes políticas e familiares.  

O jovem deputado Oriel Nunes Filho herdou o espírito político e o entusiasmo para servir. Além de seu dileto Pai, Oriel também foi influenciado pela trajetória do irmão, o líder político Neto Nunes. Prefeito de Icó em dois mandatos, e deputado estadual por duas  legislaturas seguidas. Neto Nunes mantém uma das mais sólidas lideranças do Centro-Sul cearense, e a força de sua atuação foi fundamental para o êxito da campanha vitoriosa de 2018 que garantiu mandato para Oriel Nunes Filho.

 Casado com Josimeire Silva de Melo Nunes e pai de três filhos, Oriel é formado em Fisioterapia pela Faculdade Leão Sampaio, de Juazeiro do Norte (Turma de 2010).  Antes da decisão de buscar a formação em nível superior, iniciou a trajetória profissional nos afazeres de agropecuarista, ao lado de seu pai na Fazenda da família. 

Junto com a mudança para Juazeiro do Norte, onde se estabeleceu para estudar, veio o primeiro registro da militância política, em 2012, quando se filiou ao Partido Democratas (DEM). Seu desempenho o levou a presidência do diretório municipal da sigla em Juazeiro. Naquele mesmo ano chegou a registrar candidatura de vereador, mas desistiu para não sacrificar a continuidade dos estudos.

O início da experiência administrativa de Oriel Nunes Filho foi o cargo que exerceu na secretaria da Saúde da Meca do Cariri, onde prestou serviços na Atenção Básica. De volta à sua cidade natal, Icó, assumiu a diretoria administrativa do Centro de Diagnóstico e Imagem Senhor do Bonfim. E então seguiu para novos desafios.

Fixou residência em Fortaleza e assumiu a Chefia de Gabinete da Regional V, da Prefeitura da capital. Oriel Nunes Filho costuma dizer que as experiências e desafios que enfrentou, somados à inspiração familiar foram fundamentais para o passo seguinte, quando disputou vaga na Assembleia Legislativa em 2018.

Apoiado por um total de 40 mil votos, ficou na suplência da coligação encabeçada por seu partido, PDT, e assumiu a titularidade do mandato em virtude da licença do deputado Zezinho Albuquerque. Oriel tem forte atuação no município de Icó e Região Vale do Salgado, e muita dedicação ao mandato parlamentar.

É membro titular das Comissões de Cultura & Esportes; Orçamento; Saúde; e Viação & Transporte. Entre suas principais bandeiras, a luta para a expansão da energia eólica e solar no Estado do Ceará, considerando a importância e o baixo custo das energias renováveis. Oriel Nunes Filho também trabalha pelo fortalecimento do setor agropecuário e do ensino superior na Região Vale do Salgado. 

Comissões


Cultura e Esportes (Membro)
Educação (Membro)
Orçamento, Finanças e Tributação (Membro)
Seguridade Social e Saúde (Membro)
Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano (Membro)

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos