Sérgio Aguiar

Nome Completo Sérgio de Araújo Lima Aguiar
Nome Parlamentar Sérgio Aguiar
Partido PDT
Profissão Advogado, Administrador de Empresas e Economista
Votos 97.522
Aniversário 31/01
Site Pessoal http://www.deputadosergioaguiar.com.br
E-mails dep.sergioaguiar@al.ce.gov.br
Telefones 3277.2978 / 3277.2979

Perfil

Sérgio de Araújo Lima Aguiar nasceu no dia 31 de janeiro de 1971. É neto de Murilo Aguiar, deputado estadual constituinte de 1947, é filho de Francisco Aguiar, que dirigiu a Assembleia Legislativa do Ceará, o Governo do Estado do Ceará e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Sérgio é casado com Monica Aguiar, ex-prefeita de Camocim, pai de quatro filhas e tem um neto.

Estudou no Colégio Santo Tomás de Aquino no período 1978-1985 para depois cursar o ensino médio no Colégio Marista Cearense de 1986 a 1988. Foi aprovado em 6º lugar para o Curso de Economia da Universidade de Fortaleza (Unifor), sendo aprovado, também, em 8º lugar para o Curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Concluiu os dois cursos em 1997. Depois, concluiu o curso de Direito em 2008. É mestre em Gestão Pública e Modernização Administrativa pela Universidade Internacional de Lisboa.

Dirigiu o Hospital Deputado Murilo Aguiar, de Camocim, na década de 1990. Ingressou na vida pública aos 20 anos quando foi eleito vereador de Camocim, em 1992, obtendo a maior votação, o que o credenciou a ser eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio (1993-1994). Fez uma administração que modernizou o Poder Legislativo Municipal.

Em 1996 foi eleito prefeito de Camocim com uma votação histórica de 12.286 votos (51,14%) pelo PSDB. Reeleito no ano 2000 com 13.943 votos (58,66%) pelo PPS. As duas administrações marcaram pela ousadia e compromisso com o desejo popular, principalmente, nas áreas de educação, saúde, assistência social, lazer e na geração de emprego e renda. Foi, ainda, chefe da Assessoria Parlamentar de Gabinete do então Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, em 2005, época da elaboração dos estudos de execução do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco.

Em 2006, Sérgio Aguiar disputou pelo PSB, pela primeira vez, cadeira na Assembleia Legislativa, sendo o 14º mais votado no Estado do Ceará com 47.607 votos. Reeleito em 2010 com 67.357 votos, pelo mesmo partido, ficando como o oitavo deputado estadual mais votado do Ceará. Sempre com votação crescente, foi reeleito para o terceiro mandato em 2014 com 85.060 votos pelo PROS, sendo o 6° mais bem votado. Em 2018 foi reeleito com 100.925 votos, o 3° deputado estadual mais votado do PDT. Em 2022 recebeu 97.522 votos, o segundo mais votado do PDT e o quinto na votação geral.

Como presidente da Comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviços da Assembleia Legislativa, o deputado Sérgio Aguiar desenvolveu intenso trabalho na Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e viabilizou a instalação do Espaço do Empreendedor na Assembleia Legislativa. Presidiu em duas oportunidades a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Durante o período 2013/2016 foi primeiro-secretário da Casa e coordenou a elaboração do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do Poder Legislativo Estadual. Hoje, preside a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, uma das mais importantes da Assembleia Legislativa, e é vice-presidente da Comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviços, além de ser membro titular da Comissão de Fiscalização e Controle.

Na Assembleia Legislativa defende o estímulo ao empreendedorismo e representa os setores produtivos, como indústria, economia, turismo, comércio e serviços. Foi escolhido o “Deputado do Turismo” por mais de 30 entidades do trade turístico cearense, pela luta na geração de emprego e renda deste segmento.

O reconhecimento do trabalho de Sérgio repercute no Estado. Como deputado estadual, esteve 11 vezes entre os Melhores da Política e Administração Pública do Ceará (2012-2013-2014-2015-2016-2017-2018-2019-2020-2021-2022). Registre-se que 46 parlamentares compõem a Assembleia Legislativa. O júri da promoção da PPE Eventos foi constituído por destacadas personalidades cearenses das mais diversas profissões, além de votação pela internet. Ele recebeu, ainda, em outras cinco oportunidades, o prêmio de um dos melhores prefeitos do Ceará quando administrou Camocim.

Afora estas honrarias, o deputado Sérgio Aguiar recebeu outras 12 respeitáveis comendas de honra: Medalha César Cals de Turismo, Sesquicentenário da Associação Comercial do Ceará, Academia Cearense de Administração, Academia Cearense de Matemática, Tiro e Guerra do Exército Brasileiro (Camocim), Mérito Fazendário, Medalha Almirante Tamandaré da Marinha Brasileira, em Natal; Tiro e Guerra, da Escola da Cidadania, do Civismo, Medalha Amigo da Marinha do Brasil, Título de Sócio Honorário da Academia Cearense de Turismo, Medalha do Mérito do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará e a Medalha de Honra Mercúrio, do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará.

O deputado Sérgio Aguiar recebeu, também, 17 importantes títulos de cidadania de municípios cearenses: Barroquinha, Chaval, Frecheirinha, Ibiapina, Miraíma, Aracati, Bela Cruz, Cruz, Palhano, Groaíras, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Icó, Martinópole , Amontada, Ipu e Meruoca. “Isto prova o que fizemos e o que podemos fazer, ainda mais, pelos cearenses. É o reconhecimento de ações comprometidas com os anseios populares”, disse.

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos