Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

SOBRE:

Com atuação desde 2016, a atual Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental (CSGA) da Assembleia Legislativa do Ceará foi reestruturada pela Mesa Diretora a partir da Resolução n° 725 de 22 de setembro de 2021, deixando de ser a Célula da Agenda Ambiental na Administração Pública e, passando a compor o Comitê de Responsabilidade Social. 

A CSGA tem o objetivo de tornar a administração pública mais sustentável, por meio da conscientização de uma cultura anti-desperdício e da utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos. Desse modo, tem como responsabilidade por em execução modelos de gestão organizacional e de processos estruturados na promoção da sustentabilidade promovendo um equilíbrio entra as esferas ambiental, econômica e social, no âmbito do Poder Legislativo. A Célula possui uma sala anexa denominada sala de gestão de resíduos sólidos, onde é feito a coleta, triagem e destinação adequada dos resíduos recicláveis gerados na AL.

COMO ATUA?

A CSGA atua a partir dos seguintes elementos estabelecidos: 

Entre suas atribuições, está o acompanhamento do controle da gestão hídrica, da gestão energética, dos gastos com combustível dos seus automóveis, bem como a geração de resíduos de seus setores.

Além disso, é responsável por planejar, gerenciar e executar ações, programas e projetos relacionados à promoção do desenvolvimento sustentável; definir e monitorar metas, resultados e indicadores a serem alcançados em cada eixo temático do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); coordenar ações para assegurar o gerenciamento  adequado de resíduos sólidos e conscientizar o público externo a partir da educação ambiental.

PÚBLICO-ALVO DE ATENDIMENTO:

Servidores da Casa e comunidade externa.

EQUIPE:

Orientadora da Célula 

Conceição Machado - Arquiteta 

Assessores Técnicos

Morgana Ferreira - Engenheira ambiental e sanitarista

Yuri Passos - Engenheiro ambiental e sanitarista

Demais integrantes da Célula 

Jessica Tavares - Engenheira Ambiental e Sanitarista

João Pedro - Estudante de Engenharia Ambiental 

Eliezer Abdala - Engenheiro Mecânico 

Ana Paula - Arquiteta

Marcio Valente – Arquiteto

Sala de resíduos

Eugenio Pacelli – Coordenador da sala de resíduos 

Eliseu Bastos – Geógrafo 

FUNCIONAMENTO: 

Segunda à sexta, das 8h às 17h.

ENDEREÇO: 

Av. Desembargador Moreira, 2807 - Edifício Senador César Cals de Oliveira, Sede da Assembleia Legislativa do Ceará,Térreo. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE. 

CONTATOS: 

Telefone: (85) 3277-2868 / (85) 3277-2869

E-mail: csga@al.ce.gov.br