Programa Alcance Enem

“Já que a educação modela as almas e recria os corações, ela é a alavanca das mudanças sociais.” Paulo Freire
 

SOBRE:
 O Programa Alcance é uma ação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) voltada para duas linhas de atuação: preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), vestibulares e qualificação profissional por meio da oferta de cursos preparatórios e profissionalizantes gratuitos.

O Alcance tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de estudantes da rede de ensino público, propiciando o ingresso no ensino superior e no mundo do trabalho por meio de um conjunto de ações articuladas na modalidade presencial e na modalidade de Educação a Distância (EaD). 

Em 2023 a plataforma do programa chegou ao marco de mais de 21.000 usuários do Ceará e de outros estados do Brasil. Além disso, conta com mais de 4.000 aprovações de alunos nas universidades públicas e em outras instituições de ensino superior.

Dessa forma, o Alcance expande suas ações e prepara seus participantes para o campo acadêmico, profissional e pessoal, amplia oportunidades e fomenta ainda mais a inclusão social por meio da oferta de cursos gratuitos, presenciais e a distância, que podem gerar emprego e renda à juventude cearense, sobretudo de estudantes e egressos de escolas públicas do estado.

 


COMO ATUA?
O Programa Alcance atua em duas frentes principais, Alcance Enem e Alcance Trabalho. Além disso, oferece outras atividades para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos seus participantes. Conheça:

Na modalidade de Educação a Distância (EaD), o Alcance garante a interatividade entre professor e aluno por meio de tira-dúvidas em tempo real, utilizando-se do aplicativo do WhatsApp (85) 98125.1979.

A plataforma Alcance Virtual é o principal suporte educacional para os estudantes, acoplando todo o material didático, videoaulas, slides utilizados pelos professores, exercícios de aprendizagem, provas oficiais do Enem, realização de Simulados do Enem on-line, interatividade por e-mail e o Laboratório de Redação com temáticas semanais, envio de texto e correção virtual.


PÚBLICO DE ATENDIMENTO:
Os cursos ofertados pelo Alcance são abertos à comunidade em geral, mas têm como público principal estudantes do ensino médio da escola pública e egressos.

EQUIPE:

Coordenação-geral
Deputada estadual Jô Farias

Coordenação Pedagógica
Professor Evaldo Lima

Assessoria pedagógica
Fábio Frota
Eridiana Macêdo

Assessoria Educacional

Dione Soares Félix

Coordenação administrativa 
Adelaide do Vale
Mariely Rebouças
Felipe Martins

Núcleos Municipais
Anangélica Damasceno
Isabel Cruz

Alcance Virtual
Nazareth Magalhães

Coordenação do Alcance Profissionalizante
Ítalo Beethoven

Alcance Profissionalizante

Wládia Queiroz

Alcance Idiomas em parceria com a Unipace
Diego Souza

Núcleo de comunicação
Natália Ribeiro – Jornalista (Assessoria de Comunicação)
Lucas Machado – Jornalista
Clodomil Júnior – Diagramação

FUNCIONAMENTO:
Segunda a sexta, 8h às 17h. Sábado, 8h às 13h.
Funciona em três modalidades: presencial, das 8h às 12h30min aos sábados com transmissão ao vivo pela TV Assembleia (Canal 31.1), Canal no YouTube Alcance Enem e Facebook Alcance Enem; nos núcleos municipais, espaços organizados nos municípios cearenses que recebem as transmissões das aulas em tempo real, e na modalidade EaD (Educação a Distância) por meio da plataforma Alcance Virtual.
Para se inscrever nos cursos e obter mais informações, basta acessar a plataforma alcancevirtual.al.ce.gov.br.

ENDEREÇO:
Rua Barbosa de Freitas (Esquina com a Av. Pontes Vieira) - Anexo II da Assembleia Legislativa. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza, CE.

CONTATOS:
Plataforma: https://alcancevirtual.al.ce.gov.br/
Sistema de Gerenciamento de Alunos e Professores (Sigap): https://sipap.al.ce.gov.br
Telefone: (85) 3277-2590
WhatsApp: (85) 98125.7919
E-mail: alcancevirtual.enem@gmail.com
alcanceenem.al@gmail.com
alcance@al.ce.gov.br
Facebook: @alcance.enem
Instagram: @alcance.enemoficial
Youtube: Alcance Enem

Resolução 728/2021 do Programa Alcance: