Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil - CIADI

SOBRE:
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi criado em 2021 para oferecer acompanhamento para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia do 21 (T21), a síndrome de Down.
O Centro também desenvolve ações de sensibilização da sociedade sobre TEA e T21, capacitações para profissionais e intercâmbios com órgãos públicos e instituições privadas para multiplicar práticas exitosas de inclusão.
O órgão da Assembleia Legislativa acompanha crianças de 2 a 12 anos e adolescentes até 16 anos com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças de 2 a 12 com síndrome de Down, dependentes dos servidores da Alece e comunidades do entorno.
COMO ATUA?
Para desenvolver suas atividades o Ciadi atua com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, como Serviço Social, Enfermagem, Psiquiatria infantil, Pediatria, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Musicoterapia.
O Centro oferece assistência especializada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e dos adolescentes acompanhados, contribuindo para o exercício da cidadania e a integração às atividades sociais.
PÚBLICO-ALVO DE ATENDIMENTO:
O CIADI tem por objetivo oferecer atendimento a crianças de 2 a 12 anos e adolescentes até 16 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças de 2 a 12 anos com síndrome de Down, dependentes dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, e comunidade do entorno.
CIADI PLUS: HORÁRIO DE ATENDIMENTO É AMPLIADO
Reafirmando o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a Alece deu início, em junho de 2025, ao Ciadi Plus, ampliando os atendimentos para o período da noite, de segunda a quinta-feira, das 17h45 às 19h45, e aos sábados pela manhã, das 8h às 12h.
A mudança teve como objetivo expandir a oferta de cuidados especializados a crianças de 2 a 12 anos e adolescentes até 16 anos com TEA, além de crianças com síndrome de Down até os 12 anos. A iniciativa beneficia uma demanda reprimida de dependentes de servidores da Alece e moradores das comunidades do entorno.
EQUIPE:
Coordenadora do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil
Maria Aryadna Lopes Rocha
Orientadora da Célula de Atendimento em Transtorno do Espectro Autista
Maria Luísa Pinheiro Melo Barreto
Orientadora da Célula de Atendimento em síndrome de Down
Francisca Nádia Ferreira Rocha
FUNCIONAMENTO:
Segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, das 13h30 às 17h30 e das 17h45 às 19h45.
Sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Os atendimentos são realizados de acordo com a oferta de vagas e mediação do setor de Serviço Social do Ciadi.
ENDEREÇO:
Avenida Pontes Vieira, nº 2348 - Térreo.
Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque. Anexo III da Alece - Dionísio Torres. Fortaleza/CE.
CONTATOS:
Telefone:
(85) 3277-2580 - Recepção / ciadi@al.ce.gov.br
(85) 2180-6539 - Serviço Social / servicosocial.ciadi@al.ce.gov.br
Legislação:
Publicações
Manual de funcionamento do Ciadi
Perspectiva Interdisciplinar no contesto do Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Volume 1