Centro de Mediação e Gestão de Conflitos

 

SOBRE: 

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos é um órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que tem como objetivo a promoção de solução consensual de conflitos, buscando incentivar e fortalecer a cultura de paz. 
 

Implantado por meio da resolução nº 03/2022 e, portanto, estruturado no organograma administrativo da Assembleia Legislativa do Ceará, através da resolução nº 698/2019, o órgão foi idealizado pela primeira-dama da Alece, Dra. Cristiane Leitão, e inaugurado na gestão do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), na data de julho de 2021. Dessa forma, o Centro nasce como um projeto que incentiva o tratamento adequado de conflitos, ressignificando-os e dando força e protagonismo à sociedade em suas decisões.

Possui, ainda, convênio com a Vice-governadoria do Estado do Ceará, e outras parcerias, o que permite uma atuação integrada em ações educativas e preventivas.

COMO ATUA? 

As áreas de atuação são em conflitos de família, vizinhança, condomínio e imobiliário. Como escopo do trabalho, existem ações internas, que envolvem o atendimento de triagem, pré-mediação e sessões de mediação, assim como ações externas, sendo estas educativas e preventivas, as quais atingem a população em geral.

Com o desenvolvimento deste trabalho, o órgão traz inúmeros benefícios, como, por exemplo, a oportunidade do diálogo, a autonomia da vontade dos participantes, o fortalecimento de vínculos e políticas públicas que oferecem alternativas de pacificação social, através da mediação e dos círculos restaurativos de construção de paz.

PÚBLICO-ALVO DE ATENDIMENTO:

O atendimento do órgão é voltado para servidores, assim como para as comunidades do entorno, e demais encaminhamentos de outros setores da Casa Legislativa. 

EQUIPE:

Coordenação: Raísa Pontes

Articulação: Eveline Freire

FUNCIONAMENTO:

Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENDEREÇO:

Avenida Pontes Vieira, nº 2300, 4° andar, sala 305, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Dionísio Torres, Fortaleza/Ceará.

CONTATOS: 

Telefones: (85) 2180-6513 e (85)2180-6514

E-mail: cemgec@al.ce.gov.br

 

FORMULÁRIOS: 

 

Legislação: