Comitê de Responsabilidade Social

SOBRE: 

O Comitê de Responsabilidade Social é o órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que tem por finalidade sistematizar, otimizar e gerenciar as ações de responsabilidade social da Casa Legislativa, assim como ampliar a oferta dos serviços básicos e necessários existentes para promover um desenvolvimento socioambiental sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos servidores da Alece e da sociedade cearense.

Idealizado e liderado pela primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, o Comitê foi criado em junho de 2021 e é ligado à Presidência da Casa. O órgão visa articular ações com parceiros como instituições de ensino, entidades da sociedade civil e governamentais e agências de cooperação internacional, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Dessa forma, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará solicitou a adesão ao Pacto Global da ONU em junho de 2021, que é uma iniciativa com foco na promoção do crescimento sustentável e da cidadania a partir de 10 princípios universais em quatro áreas: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, mais um passo para conectar o Parlamento cearense ao compromisso de desenvolvimento global.

Os ODS incluem projetos para promover paz, saúde, educação, igualdade e prosperidade, proteger o meio ambiente e o clima, acabar com a pobreza e colaborar com comunidades e cidades mais sustentáveis, desenvolvidas e igualitárias. 

Os princípios são derivados de importantes documentos internacionais, como a Declaração Universal de Direitos Humanos, a Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. 

O Comitê de Responsabilidade Social é constituído por quatro Células, que atuam de acordo com os ODS da ONU:

> Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social 

> Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas

> Célula de Saúde e Segurança do Trabalho

> Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

COMO ATUA? 

O Comitê atua a partir das ações realizadas por suas quatro células. 

> Célula de Articulação e Fomento à Cidadania: A Célula trabalha em rede com o objetivo de formar um ecossistema de impacto, que fomenta e articula parceiros, ideias, capacitações e ações que permitam transformar e resolver os desafios atuais da sociedade, impactando positivamente a sociedade ao promover a cidadania e o empreendedorismo.

A Célula realiza oficinas, rodas de conversa, formações em temas variados como empreendedorismo, geração de renda e trabalho, educação, saúde e bem-estar e ODS. 

> Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas: Desenvolve iniciativas com foco na saúde mental, questões socioemocionais, comunicação não violenta, vivências pessoais e desenvolvimento sistêmico com o público interno e externo. Também realiza atendimentos sistêmicos individuais e grupos de exercícios sistêmicos, efetivando estratégias de autoconhecimento e autocuidado.

> Célula de Saúde e Segurança do Trabalho: Tem como objetivo proporcionar aos servidores da Alece e parceiros um ambiente de trabalho seguro e saudável. São realizadas ações  de educação em saúde, prevenção de acidentes de trabalho, promoção de bem-estar por meio de palestras, cursos e atividades de sensibilização com temáticas diversas, como alimentação saudável, ginástica laboral, combate à incêndio e primeiros socorros, trânsito seguro, segurança ocupacional e ergonomia. 

> Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental: Realiza um trabalho contínuo que busca o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada dos resíduos gerados, as construções e compras públicas sustentáveis, a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho e a sensibilização e capacitação dos servidores na questão ambiental. São realizadas campanhas educativas, formações, eventos sobre sustentabilidade, coleta, separação e doação para associações dos resíduos recicláveis da Alece, assim como de pilhas, baterias e resíduos eletroeletrônicos para logística reversa.

PÚBLICO-ALVO DE ATENDIMENTO: 

As atividades do Comitê contemplam servidores da Casa, seus dependentes, comunidades do entorno e população cearense no geral. 

EQUIPE: 

Articulação: Amanda Melo

Orientadores das Células:

Conceição Machado - Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Tamires Guimarães - Célula de Saúde e Segurança do Trabalho

Rejane Sales - Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas

Luana Brasileiro - Célula de Articulação e Fomento à Cidadania

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta, das 8h às 17h.

ENDEREÇO

Avenida Pontes Vieira, 2348, Sala 101. Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque - Anexo III da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE.

CONTATOS:

Telefone: (85) 2180-6518          

E-mail: comitederesponsabilidadesocial@al.ce.gov.br