Comitê de Responsabilidade Social
SOBRE:
O Comitê de Responsabilidade Social é o órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que tem por finalidade sistematizar, otimizar e gerenciar as ações de responsabilidade social da Casa Legislativa, assim como ampliar a oferta dos serviços básicos e necessários existentes para promover um desenvolvimento socioambiental sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos servidores da Alece e da sociedade cearense.
Idealizado e liderado pela primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, o Comitê foi criado em junho de 2021 e é ligado à Presidência da Casa. O órgão visa articular ações com parceiros como instituições de ensino, entidades da sociedade civil e governamentais e agências de cooperação internacional, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dessa forma, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará solicitou a adesão ao Pacto Global da ONU em junho de 2021, que é uma iniciativa com foco na promoção do crescimento sustentável e da cidadania a partir de 10 princípios universais em quatro áreas: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, mais um passo para conectar o Parlamento cearense ao compromisso de desenvolvimento global.
Os ODS incluem projetos para promover paz, saúde, educação, igualdade e prosperidade, proteger o meio ambiente e o clima, acabar com a pobreza e colaborar com comunidades e cidades mais sustentáveis, desenvolvidas e igualitárias.
Os princípios são derivados de importantes documentos internacionais, como a Declaração Universal de Direitos Humanos, a Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
O Comitê de Responsabilidade Social é constituído por cinco Células, que atuam de acordo com os ODS da ONU:
> Célula de Articulação e Fomento à Cidadania
> Célula de Humanização e Desenvolvimento Social da Mulher
> Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas
> Célula de Saúde e Segurança do Trabalho
> Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental
COMO ATUA?
O Comitê atua a partir das ações realizadas por suas cinco células.
> Célula de Articulação e Fomento à Cidadania: Atua com foco na promoção do desenvolvimento social sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de ações em parceria com demais órgãos da Alece, organizações da sociedade civil, mediadores comunitários, instituições de ensino e entidades governamentais.
A Célula realiza oficinas, rodas de conversa, formações em temas variados como empreendedorismo, geração de renda e trabalho, educação, saúde e bem-estar e ODS.
> Célula de Humanização e Desenvolvimento Social da Mulher: Promove projetos e ações que buscam contribuir com o desenvolvimento, autoconhecimento, habilidades socioemocionais e comunicação não violenta para grupos de mulheres e homens da Alece e de órgãos parceiros. O trabalho da Célula propõe a prevenção e solução consensual de conflitos que envolvam questões de gênero, assim como a promoção da autonomia e empoderamento.
> Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas: Desenvolve iniciativas com foco na saúde mental, questões socioemocionais, comunicação não violenta, vivências pessoais e desenvolvimento sistêmico com o público interno e externo. Também realiza atendimentos sistêmicos individuais e grupos de exercícios sistêmicos, efetivando estratégias de autoconhecimento e autocuidado.
> Célula de Saúde e Segurança do Trabalhador: Tem como objetivo proporcionar aos servidores da Alece e parceiros um ambiente de trabalho seguro e saudável. São realizadas ações de educação em saúde, prevenção de acidentes de trabalho, promoção de bem-estar por meio de palestras, cursos e atividades de sensibilização com temáticas diversas, como alimentação saudável, ginástica laboral, combate à incêndio e primeiros socorros, trânsito seguro, segurança ocupacional e ergonomia.
> Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental: Realiza um trabalho contínuo que busca o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada dos resíduos gerados, as construções e compras públicas sustentáveis, a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho e a sensibilização e capacitação dos servidores na questão ambiental. São realizadas campanhas educativas, formações, eventos sobre sustentabilidade, coleta, separação e doação para associações dos resíduos recicláveis da Alece, assim como de pilhas, baterias e resíduos eletroeletrônicos para logística reversa.
PÚBLICO-ALVO DE ATENDIMENTO:
As atividades do Comitê contemplam servidores da Casa, seus dependentes, comunidades do entorno e população cearense no geral.
EQUIPE:
Coordenação: Luana Brasileiro
Articulação: Amanda Melo
Orientadores das Células:
Conceição Machado - Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental
Joaquim Garcia - Célula de Saúde e Segurança do Trabalho
Juliana Holanda - Célula de Humanização e Desenvolvimento Social da Mulher
Raquel Penaforte - Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas
Tamires Guimarães - Célula de Articulação e Fomento à Cidadania
FUNCIONAMENTO:
Segunda a sexta, das 8h às 17h.
ENDEREÇO:
Avenida Pontes Vieira, 2348, Sala 101. Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque - Anexo III da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE.
CONTATOS:
Telefone: (85) 2180-6518