Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Ceará - Inesp

SOBRE: 

O Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), criado em 1989, é um órgão técnico e científico de assessoramento e pesquisa que tem como atribuição de propor ações inovadoras à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), além de articular diretrizes e conhecimento em prol do desenvolvimento do Estado do Ceará.

Sua missão é qualificar o debate em torno das questões da agenda pública, orientando a crítica e a tomada de decisões do parlamento. O órgão também atua na publicação de obras literárias, técnicas e autoral, estudos e pesquisas de temas necessários ao desempenho parlamentar.

O Inesp trabalha com essa visão de assessoramento ao parlamentar e seus assessores, por isso, busca sistematizar as informações em formatos em que se possa fazer consultas rápidas e objetivas. Além disso, os dados divulgados pelo Instituto são extraídos e compilados de diversos parceiros, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IntegraSUS, o Unicef, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece), entre outros.

É constituído pelos seguintes setores:

COMO ATUA? 

São elencados, a seguir, alguns projetos em execução pelo Instituto:

Inesp Ciência: projeto de sistematização dos resultados educacionais cearenses e articulação interinstitucional que aproxima o diálogo das coordenações das olimpíadas científicas nacionais e internacionais com órgãos e instituições públicas e privadas.

Sarau Cultural Cadeiras na Calçada: projeto que tem como objetivo a fomentação da arte e da cultura, visando aproximar a comunidade literária, escritores, artistas e intelectuais em torno das Edições Inesp.

Boletim Inesp: consolida dados e informações técnicas e científicas das áreas social, infraestrutura e econômica, relacionando o desempenho da União, do Estado e dos 184 municípios cearenses. O objetivo é o assessoramento parlamentar, guarnecendo os deputados para a efetividade de seus mandatos.

Inesp Informa: pensado como mais uma ferramenta de assessoramento parlamentar, para comunicações breves, curtas e importantes para parlamentares e assessorias parlamentares. É elaborado em dois formatos: o geral e o específico - direcionado pela área de interesse setorial do parlamentar e pelo território regional e municipal de atuação política do deputado. Ambos os formatos são produzidos para serem enviados via rede social Whatsapp.

Publicação e lançamento de livros técnicos, institucionais e autorais

Dicas de Português das Edições Inesp: dissemina orientações nas esferas da morfologia e sintaxe, para auxiliar as assessorias parlamentares e a comunidade sobre o uso correto do idioma nacional. São cards elaborados para divulgação e compartilhamento, semanalmente, nas redes sociais. As Dicas de Português também são veiculadas em áudio, por meio da parceria com a Rádio FM Assembleia.

PÚBLICO-ALVO DE ATENDIMENTO: 

O público-alvo das ações do Inesp é diverso.Por parte da Academia temos os estudantes, escritores, professores, pesquisadores, além da sociedade em geral e do público interno da Alece, composto pelos deputados, seus assessores e demais servidores da Casa.

EQUIPE: 

Prof° Dr.João Milton Cunha de Miranda – Diretor Executivo

Manuela Cavalcante – Secretária da Diretoria Executiva -  Manhã

Valquíria Moreira - Secretária da Diretoria Executiva - Tarde

Equipe multidisciplinar que atua nos subgrupos.

FUNCIONAMENTO:

Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

ENDEREÇO: 

Rua Barbosa de Freitas (Esquina com a Av. Pontes Vieira) - Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes - Anexo II – 5° andar. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza, CE.

CONTATOS:

Telefone: (85) 3277-3702

E-mail: inesp@al.ce.gov.br