Pacto pelo Pecém

Pacto pelo Pecém (2011 a 2014) –  Teve por objetivo aprofundar estudos e discussões em torno do Complexo Industrial e Portuário e Industrial do Pecém avaliando seus impactos sobre a sociedade e a economia do Ceará. 

Foi o mais aprofundado e no decorrer de três anos, gerou três publicações: “Iniciando o diálogo” como base para discussão (2011), que resultou no documento “Cenário Atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém” (2013) e na proposta de uma “Agenda Estratégica para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém” (2014). 

De forma complementar aos temas tratados na construção dos Pactos, o Conselho de Altos Estudos desenvolveu atividades de apoio a outras iniciativas da Assembleia Legislativa, como a Campanha pela instalação da Refinaria Premium do Ceará e a Campanha “Ceará sem Drogas - Uma Luta de Todos Nós”.  

Também desenvolve atividades no sentido de fortalecer a articulação para integração da gestão de recursos hídricos federal e estadual, bem como a promoção do uso eficiente da água na irrigação do estado.