HISTÓRIA / MEMORIA / BIOGRAFIA

FICÇÃO REUNIDA

Data 02/01/2023
Downloads 678
Tamanho do Arquivo 1.42 MB

UMA HISTÓRIA PARA CONTAR - CASOS E CAUSOS NESTES 50 ANOS DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DE ITAPIPOCA

Data 02/01/2023
Downloads 2550
Tamanho do Arquivo 5.05 MB
Inconteste a importância do município de Itapipoca para a Região Norte cearense e para todo o Ceará. Sua riqueza mostra-se não somente em sua economia, mas, também, na cultura local e no cuidado com o meio ambiente diverso. A cidade dos três climas possui praias, serras e sertão e é uma das mais populosas do estado com avultados índices de crescimento e com necessidades que a tornam alvo do trabalho do Legislativo Estadual. A obra 50 Anos da Diocese de Itapipoca é uma fonte de pesquisa que colabora para o trabalho parlamentar pois mostra a riqueza de valores, lutas, conquistas na Diocese e, também, é um registro para as novas gerações. O livro é dividido em capítulos que falam sobre o autor, José Evando de Sousa, sobre Dom Paulo Eduardo de Andrade Ponte, a Eleição e Nomeação de Dom Benedito Francisco de Albuquerque e Dom Frei Antônio Roberto Cavuto. A publicação trata, também, das dificuldades enfrentadas em 1971, como infraestrutura, número reduzido de padres, via de acesso inadequado às paróquias, situação financeira, dentre tantas outras.

CINE NAZARÉ - UM CINEMA VIVO

Data 02/01/2023
Downloads 4948
Tamanho do Arquivo 5.89 MB
Todas e quaisquer expressões artísticas representam a realidade social e incitam a reflexão e o diálogo sobre temas importantes, tais quais os problemas socioculturais de uma época. O cinema simboliza um espaço importante e retrata conflitos da vida cotidiana, além de estabelecer críticas estéticas e políticas, formatar percepções e questionamentos, acrescentando valor à vida dos cidadãos. O livro-reportagem Cine Nazaré: um cinema vivo mescla jornalismo e literatura e conta a história de um dos cinemas mais tradicionais de Fortaleza. Colabora, sobremaneira, para a construção e preservação da memória coletiva da cidade, ação de grande interesse para o Parlamento. 

LIVRO PARA ALÉM DAS ARMAS MILITANTES DA ESQUERDA ARMADA NO CEARÁ DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR 19

Data 02/01/2023
Downloads 9676
Tamanho do Arquivo 4.82 MB
O livro Para Além das Armas retrata, de forma justa, a resistência à ditadura militar no Ceará, bem como os motivos que levaram os militantes universitários a renunciarem de sua paz e liderar atos que os privaram de sua liberdade.A obra constitui-se em uma boa oportunidade para identificar os grupos, as formas e os locais de atuação, seus membros e suas ações vitoriosas e,também, suas derrotas. Além disso, identifica os militantes que optaram pela luta armada e que acreditaram no campo democrático, trazendo as justificativas ideológicas para os caminhos utilizados.

2020 - O PADRE CÍCERO POR ELE MESMO

Data 02/01/2023
Downloads 9150
Tamanho do Arquivo 12.69 MB
Padre Cícero Romão Batista tem seu nome consolidado em nossa história há mais de um século. Ao longo de toda a sua trajetória religiosa manteve-se, irrepreensivelmente, um ministro da Igreja voltado para as manifestações da fé, da caridade e da peregrinação em prol da proteção dos seus fiéis, do seu lugar de ofício e das suas convicções sacerdotais.Muito se tem dito sobre o comportamento polêmico de Padre Cícero, mas a sua característica carismática reconhecida até os dias atuais é prova inconteste da sua credibilidade e da sua sabedoria, tornando-o uma das personalidades mais reverenciadas da história do estado do Ceará.

FORTALEZA – UMA BREVE HISTÓRIA

Data 02/01/2023
Downloads 2553
Tamanho do Arquivo 17.03 MB
Os autores ressaltam que a história de Fortaleza é marcada por altos e baixos. A chegada dos colonizadores ao “Siará Grande“foi muito custosa e de pouco sucesso inicial. A seca, os índios,  o mar aberto sem ancoradouros naturais foram os grandes entraves, além do fato de não ter sido achado nenhum metal precioso, e não contar com a Zona da Mata para a agroindústria da cana de açúcar, extremamente rentável na época. A Fortaleza, atual Nossa Senhora de Assunção, marca a ocupação e o surgimento da cidade como elemento protetor dos colonizadores. A vila, depois cidade, consolida-se como entreposto  para navegadores entre as capitanias do sul e do norte. Mais tarde (1799), com a autonomia administrativa da província do Ceará, Fortaleza torna-se a capital e principal ponto de convergência das produções de charque e de algodão, que geram a riqueza necessária para a consolidação da cidade como líder, dentre todas as outras. Na virada do século XIX para o século XX, Fortaleza passa por grandes mudanças urbanas, entre melhorias e o êxodo rural, e cresce muito, chegando ao final da década de 1910 sendo a sétima cidade em população do Brasil. Ao final dos anos 1970 começa a despontar como um futuro polo  industrial do Nordeste com a implantação do Distrito Industrial de Fortaleza. Hoje é a quinta cidade em população do Brasil.

POESIA A QUATRO MÃOS: COLETÂNEA POÉTICA

Data 02/01/2023
Downloads 2489
Tamanho do Arquivo 57.98 MB
“A Quatro Mãos” trata-se de uma coletânea de poemas escritos por quatro amantes da poesia, cada um com suas características e tendências. Senti em minha alma uma imensa alegria, quando me deram a honra de apresentar esta magnífica obra.Mãos que falam a linguagem do coração, que exalam (a verdade) o verdor da inspiração divina, que proclamam um mundo mais justo, que se juntam, unindo forças para combater os opressores, que tentam calar a voz da liberdade. A poesia vem do coração, das entranhas, da inspiração, fluem como se fossem alimento para a vida.

ENTRE O PORTO E A ESTAÇÃO: COTIDIANO E CULTURA DOS TRABALHADORES URBANOS DE CAMOCIM-CE. 1920-1970

Data 02/01/2023
Downloads 5630
Tamanho do Arquivo 6.55 MB
A história do povo cearense é rica em acontecimentos que marcaram e consolidaram suas características ao longo do tempo, formatando sua personalidade própria e exclusiva. Cada região guarda, no espaço que lhe abrange, uma memória que contribui para o entendimento das relações sociais, sua evolução e crescimento com destaques em suas particularidades históricas, políticas, econômicas e antropológicas.O conhecimento e a interpretação dessas relações podem fornecer subsídios aos administradores dos diversos níveis governamentais para a formulação e execução de políticas de governo que venham solucionar as necessidades regionais identificadas nos componentes temporal e espacial. As necessidades e anseios de uma população guardam estreita relação com sua antropologia e desenvolvimento de sua cultura. Esta obra advém de um esforço na elaboração de uma tese de doutorado do historiador Carlos Augusto Pereira dos Santos, defendida em 2008, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que ora se apresenta à sociedade cearense, trazendo em sua essência um volume extraordinário de informações relacionadas aos trabalhadores urbanos de um dos municípios mais tradicionais do nosso estado, relatando a sua saga laboral, no período de 1920 a 1970, intimamente ligada à metamorfose estrutural inerente ao processo de desenvolvimento econômico e social.

COMUNIDADE DE FEITICEIRO: HISTÓRIA E CULTURA NAS MEMÓRIAS E ESPAÇOS LOCAIS

Data 02/01/2023
Downloads 2603
Tamanho do Arquivo 22.66 MB
Este livro é uma obra coletiva e foi sendo construído, no decorrer dos anos de 2011 a 2013, por uma equipe de pesquisadores estudiosos da História da Comunidade de Feiticeiro.O principal objetivo, ao publicá-lo, é levar às escolas, aos que possuem interesses por história e aos que chegam à comunidade, o acesso a informações obtidas ou construídas a partir de diversas fontes. O nascimento do agrupamento social denominado “Feiticeiro” surgiu como consequência da construção do açude público Joaquim Távora, em 1932. As informações sobre esse importante momento foram coletadas, a partir de jornais da época, do relatório técnico da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - Ifocs, e, em especial, das memórias dos últimos sobreviventes desse período.

QUANDO OS ASSENTADOS CHEGARAM

Data 02/01/2023
Downloads 2781
Tamanho do Arquivo 21.36 MB
A obra Quando os Assentados Chegaram, da lavra de Marcos Paulo Campos, trata do movimento social e político em torno da reforma agrária no estado do Ceará. O autor traz a leme, de maneira bem real, a vida, o drama e o sofrimento dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, em particular, daqueles que chegaram nas terras das Fazendas Reunidas São Joaquim, situadas no município de Madalena. Marcos Paulo pela verossemelhança de seu relato parece ter vivenciado toda a peregrinação daquela gente, tal a firmeza de suas palavras, a riqueza de detalhes que só aqueles que presenciaram a humilhante situação dos assentados, meu caso em particular, podem narrar, com tamanha precisão, o ocorrido em 1989.A juventude do autor, seu espírito de determinação, sua altivez na defesa de seus ideais, do que considera injusto e desumano, bem como sua precisão nos detalhes trazem para nós, leitores, um retrato de tudo que sofreram os assentados na busca de teto, saúde, alimentação, enfim, de sobrevivência.