SAÚDE

GUIA PRÁTICO DE ATENDIMENTOS REMOTOS PARA TELESSAÚDE E TELEMEDICINA

Data 02/01/2023
Downloads 1114
Tamanho do Arquivo 1.16 MB
Desde março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, diversos desafios vêm sendo impostos à sociedade. Na área da saúde, precisou-se estabelecer parâmetros inéditos, tanto na administração hospitalar como na adoção de novos protocolos de segurança. Os cuidados prestados diretamente aos pacientes, também, demandaram nova normatização e o atendimento virtual é presença obrigatória. Na atuação do Poder Legislativo a formulação de propostas para a saúde, também, sofreu mudanças. A partir da análise da legislação, o atendimento online foi intermediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Obviamente, essa nova forma de trabalho chegou ao Departamento de Saúde e Assistência Social - DSAS, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - Alece - que, com os objetivos de atender às demandas emergentes e de manter a qualidade dos serviços ofertados aos servidores, seus dependentes e à comunidade do entorno, o órgão sentiu-se impelido a fazer uso das TICs, integrando os serviços por meio dessas ferramentas de tecnologia, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação. A Alece, por meio do seu DSAS e do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará - Inesp -, com o objetivo de continuar atendendo a seus servidores, familiares e à comunidade, disponibiliza esta obra à sociedade para seu conhecimento

2018 - GUIA DE INFORMAÇÕES SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Data 02/01/2023
Downloads 2445
Tamanho do Arquivo 34.69 MB
Divulgar conhecimentos relativos ao Transtorno se faz necessário, tendo em vista a grande contribuição no sentido de combater preconceitos, eliminar estigmas e quebrar paradigmas, promovendo a inclusão e fortalecendo o respeito às diferenças. Dessa forma, essa publicação está direcionada à sociedade civil, agentes políticos, gestores públicos, profissionais, familiares e pessoas com TEA, e, com certeza, tornar-se-á instrumento de empoderamento para pais e militantes em favor do estabelecimento dos direitos dessa parcela da população cearense. Da nossa parte, estamos à disposição para oferecer apoio necessário em relação a estas e outras questões que possam favorecer melhorias na qualidade de vida do nosso povo.

2019 - O SUS E OS CONSÓRCIOS PÚBLICOS EM SAÚDE DA TEORIA À PRÁTICA

Data 02/01/2023
Downloads 2414
Tamanho do Arquivo 41.84 MB
Completando 31 anos de existência e dez da implantação dos Consórcios Públicos neste 2019, o Sistema Único de Saúde (SUS), exemplo para o país, atravessa um momento de análise técnica, administrativa e social. A obra O SUS e os Consórcios Públicos em Saúde - da Teoria à Prática vem, então, auxiliar e embasar a necessária apreciação crítica. O livro apresenta um formato didático, com esquemas e ilustrações e trata, em capítulos, de temas como: a saúde no Brasil; Sistema Único de Saúde (SUS); Leis Orgânicas da Saúde; organização do SUS; financiamento do SUS; unidade orçamentária; planejamento; trinta anos de SUS; regiões de saúde, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs); policlínicas, acesso e integração; gestão por consórcios; implantação dos consórcios; organização e estrutura do consórcio no Ceará; gestão de pessoas; seleção das lideranças e equipes; gestão pela qualidade e o estado atual do projeto.

2001 - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE COLETIVA POLÍTICAS PÚBLICAS E DIVERSIDADES

Data 02/01/2023
Downloads 3281
Tamanho do Arquivo 1.26 MB

2000 - CIGARRO O VENENO COMPLETO UMA ANÁLISE QUÍMICA DOS VENENOS DO CIGARRO

Data 02/01/2023
Downloads 9772
Tamanho do Arquivo 691.97 KB
Pelo exposto acima infere-se a elevada atualidade e utilidade deste livro “Cigarro o Veneno Completo” para todos os que militam no campo da saúde pública e para o público em geral. São expostos de forma didática todos os elementos tó-xicos contidos no tabaco, e no fumo por este produzido e dado destaque à nicotina, sua farmacologia e farmacodinâmica con-dutoras à dependência química além dos efeitos orgânicos co-mo o sistema circulatório.

2002 - ECONOMIA DA SAÚDE ASPECTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS

Data 02/01/2023
Downloads 3078
Tamanho do Arquivo 1.52 MB
A coletânea, aqui enfeixada, agrega textos conceituais e metodológicos da Economia da Saúde, cobrindo aspectos de grande abrangência e de amplo interesse, redigidos por docentes, discentes e egressos do CMASP, e por alguns convidados, configurando uma amostra representativa da produção intelectual cearense e demonstrativa da posição de vanguarda do Estado do Ceará na área de Economia da Saúde em nosso país.

2002 - DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL DE GRUPOS POPULACIONAIS DA CIDADE DE FORTALEZA - CEARÁ COLEÇÃO SAÚDE

Data 02/01/2023
Downloads 2810
Tamanho do Arquivo 944.07 KB
Este livro traz a compilação de uma série de estudos desenvolvidos na cidade de Fortaleza, na área de Nutrição, estudos esses integrantes de pesquisas e de monografias, dissertações e teses de pós-graduação. Os mesmos envolveram diferentes grupos populacionais, de diferentes níveis socioeconômicos, abrangendo a esfera pública e privada. Logicamente, tais estudos não se limitaram a diagnosticar o estado nutricional dos indivíduos pesquisados, sendo que cada um teve algum objetivo específico no contexto no qual foi desenvolvido, seja também determinando consumo alimentar, seja levantando conhecimentos e crenças em Nutrição, seja desenvolvendo ações de intervenção. No entanto, para este livro em particular, focalizamos a atenção em reunir exclusivamente os dados de diagnóstico nutricional.

2007 - III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR

Data 02/01/2023
Downloads 5524
Tamanho do Arquivo 599.15 KB
Este trabalho é resultado de pesquisas realizadas por diferentes pessoas em várias regiões do Estado, e fornecerá subsídios valiosos para o conhecimento da atual realidade e consequentemente servirá como referência na elaboração de políticas públicas voltadas a este tema.

2009 - GLAUCOMA A DOENÇA SILENCIOSA

Data 02/01/2023
Downloads 10967
Tamanho do Arquivo 6.12 MB
O Glaucoma é um mal que atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo mundo, dos quais 6,7 milhões perdem a visão de forma irreversível. Com relação ao Brasil, não há dados concretos, mas estima-se que 2% da população acima de 40 anos são acometidas por esta doença. A cartilha Glaucoma: a doença silenciosa, é uma importante ferramenta que lança luzes à falta de informação sobre a prevenção e tratamento do glaucoma.