Projetos especiais | Mulher cearense, mulher de direitos

 

 
 

Imagem: Núcleo de Publicidade da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança neste mês de março o projeto especial sobre a Procuradoria Especial da Mulher da Casa e a ampla atuação da Alece na busca pela efetivação dos direitos das mulheres em todo o Ceará. O conteúdo é uma iniciativa da coordenação de comunicação da Alece.

O público poderá conhecer mais sobre o trabalho da Alece para as mulheres por meio deste webdoc Mulher cearense, mulher de direitos, da edição especial da Revista Plenário e do audiodocumentário Poder Feminino, da FM Assembleia. Também estão disponíveis as matérias produzidas pela Agência de Notícias da Alece e pela TV Assembleia.

 

Conheça o especial da Revista Plenário:

 
 

 

Assista ao webdoc Mulher cearense, mulher de direitos e conheça mais sobre a atuação da Alece:

 
 

 

Mulher na Alece:

 

 

Ouça podcast da FM Assembleia:

 
 

 

Confira série especial da Agência de Notícias:

Série #1 | Comunicação da Alece lança conteúdos especiais em alusão ao Mês da Mulher

No Mês da Mulher, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Os veículos de comunicação da Casa não ficam de fora dessa campanha, e lançam, durante todo o mês, uma série de produções especiais, de formatos e temáticas variadas, sempre voltadas para a importância do papel da mulher na sociedade.

Série #2 | Atuação da PEM fortalece a luta em defesa das mulheres no Ceará

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra também, em 2024, os 12 anos de atuação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) em defesa das mulheres e na promoção de uma maior participação feminina nas diferentes esferas sociais, registrando importantes avanços na proteção dos direitos desse público. 

Série #3 | Conquistas e desafios da participação da mulher na política

Ao longo de décadas, as mulheres têm percorrido uma trajetória marcada por importantes conquistas, mas também por grandes desafios. Em uma sociedade em que o machismo e o patriarcado ainda são comuns, elas frequentemente sofrem violência e falta de respeito ao buscar igualdade e reconhecimento. No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é importante refletir sobre essa jornada.

Série #4 | Protagonismo e liderança feminina na Alece

A presença das mulheres no mercado de trabalho é um tema historicamente revestido de desafios e superação de obstáculos. Ao longo das décadas, elas passaram por um processo de empoderamento e emancipação, enfrentando as dificuldades impostas por uma cultura patriarcal, para que pudessem desenvolver e legitimar seu espaço profissional. Em contraponto, algumas instituições se destacam na valorização da profissional feminina. É o caso da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na qual 54,35% do seu quadro total de colaboradores são mulheres. O número é ainda mais relevante quando se considera apenas os cargos de gestão, pois o percentual passa para 59,41%.

Série #5 Homens unem forças na busca por igualdade e pelo fim da violência contra as mulheres

A importância do papel desempenhado pelos homens no fim da violência de gênero e na conquista de dignidade para as mulheres está cada vez mais em evidência. Essa percepção enfatiza a relevância de uma participação ativa dos homens comprometidos em eliminar atitudes e comportamentos machistas que contribuem para a perpetuação de desigualdades.

 

Assista às produções da TV Assembleia:

Entrevista com Rejane Auto, coordenadora da célula de Comissões Técnicas da Alece

Entrevista com Valéria Cavalcante, chefe do Procon Alece

Entrevista com Elenice Ferreira, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Alece

Entrevista com Heline Joyce, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece

Entrevista com Sávia Magalhães, diretora geral da Alece

Reportagem - Mulheres pioneiras na política

Reportagem - Análise violência contra a mulher

Reportagem - Bancada feminina

Reportagem - Mulheres na Alece

Reportagem - Mulheres em trabalhos pesados