Notícias

Comunicação da Alece lança conteúdos especiais em alusão ao Mês da Mulher

Por Pedro Emmanuel Goes
08/03/2024 18:11 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

No Mês da Mulher, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Os veículos de comunicação da Casa não ficam de fora dessa campanha, e lançam, durante todo o mês, uma série de produções especiais, de formatos e temáticas variadas, sempre voltadas para a importância do papel da mulher na sociedade.

A coordenadora de Comunicação Social da Alece, Giselle Dutra, explica que, por meio das iniciativas, a Alece reafirma seu papel institucional em defesa das mulheres. “Seja na luta contra a violência de gênero, seja ampliando os espaços na política, e mesmo atenção à saúde da mulher, e incentivos à sua autonomia financeira e equidade de oportunidades e salários para este público que representa a maioria da população”, afirma.

A Comunicação Social da Casa tem um papel importante neste posicionamento. Conforme Giselle, a coordenadoria tem a missão de levar informação sobre as ações da Casa Legislativa que visam garantir os direitos das mulheres.

“É uma atuação que vem se ampliando desde 2021, na presidência do deputado Evandro Leitão (PT), com a reestruturação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), tanto em Fortaleza, quanto no Interior, e também a inauguração da Sala de Saúde da Mulher, no Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), apenas para citar algumas ações. E fazer chegar essas informações às mulheres que precisam desses serviços, dessa atenção, é a nossa principal meta”. 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

É nesse sentido que os veículos que compõem a coordenadoria de Comunicação da Alece prepararam conteúdos especiais, com foco nas narrativas, lutas e conquistas das mulheres cearenses.

Nesta sexta-feira (08/03), a Agência de Notícias da Alece lançou a primeira de uma série de matérias, que evidencia os 12 anos de criação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), e que vem atuando em defesa das mulheres e na promoção de uma maior participação feminina nas diferentes esferas sociais. 

A série especial vai mostrar ainda as conquistas obtidas pela mulher no âmbito político, como o direito ao voto e os espaços alcançados nos parlamentos. Também é destaque o protagonismo feminino em cargos de gestão na Casa Legislativa cearense. A mobilização dos homens por meio da campanha Laço Branco, que chama o público masculino a participar da luta pelo fim da violência contra a mulher e o machismo estrutural, também é tema da série especial. 

Coordenadora da Agência de Notícias, Lusiana Freire explica que “a série dá voz às deputadas estaduais, e mostra a evolução do trabalho da PEM e seu crescimento ao longo dos anos”. “Mulheres em cargos de liderança da Assembleia, que fazem o dia a dia da Casa, falam de empoderamento feminino, ascensão na carreira e valorização profissional. A série termina com uma reflexão sobre o envolvimento dos homens na luta pelos direitos das mulheres”, destaca. 

O Núcleo de Projetos Especiais Revista Plenário, também apresenta algumas novidades. Entre elas, a edição especial, em formato digital, da revista Plenário, que vai contar, entre outras coisas, com reportagem especial sobre a PEM da Alece, além de entrevista com a procuradora especial da mulher da Alece, deputada Lia Gomes (PDT). 

“Há um editorial escrito pelo presidente, deputado Evandro Leitão, que aborda a campanha Laço Branco, além de uma reportagem que destaca cearenses em cargos de poder como a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; a senadora Augusta Brito (PT-CE); a ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele; e a secretaria executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria das Mulheres do Ceará, Raquel Andrade”, explica Didio Lopes, jornalista do setor. 

O Núcleo lança, ainda este mês, o webdoc Mulher Cearense, Mulher de Direitos,  produzido pela MT Vídeo, e que conta a trajetória de luta das mulheres ao longo da história, luta essa que desencadeou a instituição de órgãos que atuam em defesa dos direitos das mulheres, como é o caso da PEM da Alece. 

FM, TV E MÍDIAS

A rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e TV Assembleia (canal 31.1) também estão abrindo sua programação para apresentar ao público mulheres cearenses de destaque. Conforme Tarciana Campos, gerente geral da rádio FM Assembleia, os programas de entrevistas serão dedicados às mulheres durante todo o mês. 

“O Conexão Assembleia, por exemplo, receberá mulheres de destaque na sociedade Cearense. Na última edição tivemos a senadora Augusta Brito, e na próxima entrevistamos a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas”, disse. Da mesma forma, o Terceiro Expediente, programa de entrevistas com parlamentares, dedica sua grade a entrevistas com parlamentares mulheres. 

Também será possível ouvir depoimentos com figuras femininas de destaque, como a vice-governadora Jade Romero, falando sobre a importância de mulheres ocupando cargos públicos. 

Já a TV Assembleia deu destaque às servidoras da Alece. Conforme a chefe de reportagem da emissora, Cibele Couto, desde a primeira semana de março, o jornal Primeiro Expediente tem convidado servidoras da Casa para entrevistas ao vivo. Reportagens especiais com temáticas variadas, como “Mulheres na Ciência” e “Análise dos índices de violência contra a mulher”, também podem ser conferidas durante a programação.

O núcleo de Mídias Sociais da Casa também tem produzido conteúdo na linguagem das redes sociais para os seguidores da Alece. Conforme o orientador do núcleo, Rafael Alves, material especial está sendo produzido para inserção em redes como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok. 

Além dos eventos a serem promovidos pela Casa, como a Marcha das Mulheres e a implantação de PEMs nos municípios do Interior, há ainda material especial sobre a importância da participação feminina na política; a história das mulheres na política; e as ações implementadas pelo Movimento de Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). 

Já o Núcleo de Publicidade Institucional, coordenada pela publicitária Ticiane Morais, deu continuidade à campanha Mulher Cearense, Mulher de Direitos, iniciada em 2023 com  o objetivo de divulgar e apresentar as leis aprovadas e os projetos em tramitação na Casa, que visam a garantia dos direitos das mulheres.

"Trabalhamos com  identidade visual que revisita sobre direitos das mulheres e a luta da Alece para legislar em reforço a esses direitos, algo que pode ser visto em peças com reflexões das parlamentares, vídeos com depoimentos, peças que ilustram as reportagens do site da Casa e outros”, explica Ticiane.

Edição: Clara Guimarães



 

Veja também