EDUCAÇÃO / PEDAGOGIA

LIVRO XXI PRÊMIO IDEAL CLUBE DE LITERATURA - PRÊMIO JOSÉ TELLES

Data 02/01/2023
Downloads 2451
Tamanho do Arquivo 1.33 MB
Todo o trabalho realizado em função da construção de escritores colabora, vigorosamente, para a promoção do livro; para a formação de cidadãos mais críticos, pois instiga o indivíduo a pensar sobre o cotidiano da sua comunidade e, principalmente, impulsiona a atuar na melhoria da sua realidade. Contribui, assim, em médio e longo prazo, para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. O investimento na literatura cearense auxilia, inclusive, a fixar uma visão estética própria do Estado, sendo uma expressão cultural que, além de ser uma forma de lazer, constitui-se um espelho dos nossos hábitos. Reconhecendo a importância do “XXI Prêmio Ideal Clube de Literatura”, e trabalhando, desta feita, o gênero Conto, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), disponibiliza para a população cearense a obra que traz os textos vencedores do concurso e que, de forma indireta, colabora para o desenvolvimento do Brasil, na medida em que leva o cidadão a trabalhar para a sua própria melhoria e para o desenvolvimento de sua cidade. A obra, então, manifesta o nosso desejo de ampliação do acesso à cultura.

Data 02/01/2023
Downloads 2072
Tamanho do Arquivo 4.41 MB

INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E TECNOLÓGICA NAS ENGENHARIAS: EXPERIÊNCIAS EM ENSINO E APRENDIZAGEM

Data 02/01/2023
Downloads 1878
Tamanho do Arquivo 1.73 MB
A construção do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC) da Universidade Federal do Ceará firmou um modelo de formação integrador, que leva em conta a necessidade da conexão de conhecimentos e de novas propostas para a educação em engenharia, considerando suas particularidades. O livro Integração Acadêmica e Tecnológica nas Engenharias - Experiências em Ensino e Aprendizagem aborda assuntos como: a integração acadêmica e tecnológica na formação do engenheiro; literatura, engenharia e reflexões; novas estratégias para a introdução ao cálculo para alunos de engenharias; projetos integrados de engenharia; estratégia pedagógica integradora no ensino de Desenho para Engenharia e Cálculo Fundamental, dentre outros.

PESQUISA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BASICA

Data 02/01/2023
Downloads 2835
Tamanho do Arquivo 5.02 MB
A sociedade brasileira precisa reconhecer efetivamente a relevância da Educação, um aspecto central desse reconhecimento reside em valorizar Magistério e o professor. A valorização do magistério pode expressar-se por meio de várias funções e ações desenvolvidas pelo professor. Em 2008, foi instituída uma política pública de estado denominada Professor Apren-diz, cujo destaque tem sido a formação contínua entre pares. A consolidação dessa proposta, que investe no protagonismo docente, gerou desdobramen-tos substanciais, dentre os quais se destaca a publicação de livros de profes-sores da rede. Este livro está organizado em quatro subtemas da área da educação: O ensino de ciências e as novas metodologias, Iden-tidade de gênero e produção textual nos laboratórios, Desafios sócio-emocionais na Educação e Práticas docentes e atuação do professor.

BIBLIOTERAPIA - POÉTICAS COMO PREVENÇÃO PARA OS MALES DA ALMA

Data 02/01/2023
Downloads 1411
Tamanho do Arquivo 18.10 MB
Implementar projetos de terapia, no trabalho, contribui para a correção de comportamentos negativos e resistentes. Colabora, também, para que o servidor possa gerenciar melhor o seu tem-po, criar foco e, dentre outros benefícios, tomar decisões mais acertadas. Na Assembleia Legislativa, a Biblioterapia tem sido uma ma-neira inovadora de se manter o clima positivo no ambiente de trabalho. A atividade aciona nos servidores novas perspectivas de ação, colaborando para o seu desenvolvimento emocional. Gera, ainda, a capacidade de avaliar questões do dia-a-dia com mais clareza. As histórias narradas, nos livros, têm atuado tal qual um retra-to das situações do cotidiano, que podem levar a reflexões por meio de identificação. Colaboram com a expressão dos pensa-mentos e para atingir uma percepção mais clara sobre sua con-dição existencial. Com a pandemia e o aumento no número de indivíduos com problemas envolvendo ansiedade e pânico, um novo formato de terapia se fez presente, dando início à “Biblioterapia Virtual” por meio de um canal de comunicação com os servidores. Agora, a obra Biblioterapia: poéticas como prevenção para os males da alma conta-nos sobre a promoção de um processo te-rapêutico que alcançou excelentes resultados, estimulando a interação entre os servidores, por intermédio da prescrição de leituras selecionadas, conforme a demanda dos servidores des-ta Casa Legislativa, pois a leitura é um aprendizado basilar para a formação do homem, enquanto cidadão, e abre as portas para a compreensão do mundo.

BRASIL EM IMAGINAÇÃO LIVROS, IMPRESSOS E LEITURAS INFANTIS 1895-1915

Data 02/01/2023
Downloads 2150
Tamanho do Arquivo 2.04 MB
Nas últimas décadas, no Brasil, tanto nas humanidades quanto nas ciências sociais muito se tem escrito sobre literatura e sociedade, e aí dentro, junto ao período em que grassou a primeira geração de modernistas, a República Velha tem sido um objeto priorizado. Por certo, embora possuam ingredientes que as peculiarizam respectivamente, há contiguidade entre uma e outra fase. De um lado, abrigam-se neste período o fim da escravidão e a transição de regimes político-institucionais com a passagem do Império para a República. De outro, deslancham-se processos socioeconômicos, cujos desdobramentos consistem no deslocamento da estrutura social no país: de agrária-ruralista, estando sob a forte inflexão patriarcal; para o perfil urbano-industrial, em que os segmentos do operariado e das classes médias citadinas adquirem contornos bem mais nítidos. Ora, muito do interesse do discurso intelectual orienta-se para essa alteração histórica, portanto, esteve informado por interrogações acerca do nexo entre o desenho de formas expressivo-culturais emergentes e esse arranjo societário caracterizado pela demanda de homogeneidade afetiva e simbólica – a sociedade-nação. Nos rastros da contribuição de Antônio Cândido, em A Formação da Literatura Brasileira, a busca dos imbricamentos da República das Letras com república nacional moveu-se pelas dúvidas em torno da formação da identidade e cultura brasileiras.

LIVRO CRONICAMENTE

Data 02/01/2023
Downloads 1424
Tamanho do Arquivo 2.19 MB
Bons livros de crônicas, impelem-nos à leveza das aprazíveis reflexões, mesmo quando possuem intenções críticas. Essas, de Cláucio Lima, podem funcionar como instrumentos que nos conscientizam de nossa própria ig-norância, bem como da necessidade em mudar nossa rea-lidade de vida. Cláucio Pereira Lima é licenciado em Letras português e espanhol pela Universidade Estadual do Ceará - Uece. Pós graduando em Linguística aplicada à Língua Portuguesa pelo Centro Universitário 7 de Setembro - Uni7 - e cursan-do Máster na Universidade de Salamanca, Espanha. É, tam-bém músico multi-instrumentista e escritor.Tornar um conteúdo fluido para absorção é a arte dos melhores professores. Os grandes cronistas, também, o fazem com a mesma mestria, comprovada nos textos de Cláucio Lima, neste Cronicamente.

TRANSFAZERES DO ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Data 02/01/2023
Downloads 1866
Tamanho do Arquivo 3.43 MB
A educação é o melhor caminho para a transformação social, e o professor é um agente fundamental nesse percurso. Fundamentada nesse princípio, a obra Transfazeres do Ensino na Educação Profissional e Tecnológica valoriza iniciativas exitosas no trabalho docente, num momento em que a categoria vem sendo alvo de tentativas de negação.Incentivar a criação e a manutenção de ações pedagógicas inovadoras e transformadoras é de interesse dessa Casa Legislativa. Visa, inclusive, enaltecer e incentivar a educação para a saúde, levando em consideração os contextos sociais dos alunos, colaborando para a construção de projetos de vida mais promissores.

POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO

Data 02/01/2023
Downloads 2435
Tamanho do Arquivo 5.72 MB
A Capoeira, Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade, tem sua história intimamente vinculada à história do povo brasileiro. Mas, embora cada um de nós conheça sua prática, ela ainda não faz parte da escola, necessitando, com urgência, de um projeto de inserção que conceda às crianças o direito de vivenciar e refletir sobre essa manifestação cultural que nasceu no Brasil, mas é conhecida como afro-brasileira. A proposição de um método para inserção da Capoeira na Escola também colabora para a preservação do nosso patrimônio cultural, pois não é possível imaginá-la sem a criança. Então, uma metodologia voltada aos professores não capoeiristas dos anos iniciais do Ensino Fundamental está sendo proposta por este livro para que, além dos seus benefícios naturais, sejam vencidos muitos preconceitos.

LIVRO FORTALEZA DA PRIMEIRA INFANCIA - CONSTRUINDO A CONDIÇÃO HUMANA

Data 02/01/2023
Downloads 2272
Tamanho do Arquivo 2.12 MB
O Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, articulado pela atual primeira-dama de Fortaleza, completa cinco anos de eficiente trabalho. O Programa é formado por um grupo interdisciplinar e visa à realização de visitas domiciliares periódicas e avaliações de resultado, a fim de proporcionar apoio e desenvolvimento psicossocial e educacional às crianças que vivem em situação de vulnerabilidade.