Bethrose propõe em Juazeiro mobilização para combater violência sexual contra crianças
Por ALECE28/02/2012 14:41 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A deputada Bethrose (PRP) defendeu, na manhã desta terça-feira (28/02), em Juazeiro do Norte, uma mobilização permanente da sociedade cearense para combater a violência sexual contra crianças. A parlamentar presidiu o X Seminário Regional da Campanha “Quem Cala, Consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime”.
Bethrose, que é presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia, destacou a importância da Campanha para mobilizar gestores, pais, educadores, estudantes e a comunidade como um todo para criar uma rede de proteção as crianças e adolescentes. “Não podemos mais aceitar que nossos meninos e meninas continuem sendo abusados sexualmente”, ressaltou.
A parlamentar enfatizou a necessidade da participação das famílias nas ações de combate ao problema e lembrou que a cada seminário são formados multiplicadores para ampliar a campanha. Esses grupos de trabalho analisam o funcionamento dos órgãos de proteção e formulam um plano de 10 ações contra a exploração sexual.
A escritora Helena Damasceno ministrou palestra sobre o tema e destacou a importância da denúncia e do atendimento multidisciplinar a adolescentes e crianças vítimas de violência sexual. Ela também falou sobre a identificação dessas vítimas, por meio da mudança de comportamento; onde denunciar e as sequelas sofridas por elas.
A presidente do Conselho Tutelar de Juazeiro do Norte, Marília de Menezes Borges, afirmou que os dados são alarmantes, mas muitas pessoas ainda têm medo de denunciar. “Ações como a Campanha Quem Cala, Consente são fundamentais para conscientizar a população para denunciar estes casos”, frisou Marília.
A delegada de Juazeiro do Norte, Suerda Ulisses, defendeu a criação de uma delegacia especializada de defesa da criança e do adolescente no Cariri. “O atendimento especializado, com a participação de psicólogos e outros profissionais, é fundamental para o apoio da criança que é vítima de violência sexual”, ressaltou Suerda.
A campanha teve inicio em julho deste ano e já realizou seminários regionais em seis municípios. O ciclo de seminários irá até junho de 2012, com debates em Sobral, Horizonte, Russas, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.
Participaram do evento o vereador Ednaldo dos Santos, de Barbalha, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança; as coordenadoras do Crede 19, no Crato, Eliane Nunes; e do Crede 18, em Juazeiro do Norte, Edna Gomes; o capitão PM Marcos Alencar, do Batalhão de Policiamento de Barbalha e ainda vereadores, secretários, conselheiros tutelares e estudantes de municípios do Cariri.
CV/LF
Veja também

Empreendedores negros cobram políticas públicas efetivas de incentivo em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Assinatura de cooperação técnica com municípios marca encerramento do I Seminário das Escolas Legislativas
Autor: Pedro Emmanuel Goes