Teodoro destaca os 10 anos da Academia Fortalezense de Letras
Por ALECE14/06/2012 15:20 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Professor Teodoro (PSD) destacou, em pronunciamento nesta quinta-feira (14/06), os 10 anos de fundação da Academia Fortalezense de Letras. Segundo ele, instituição foi criada por iniciativa de Matuzahila Sousa Santiago e José Luís Lira, tendo como presidente de honra Artur Benevides, conhecido como o príncipe dos poetas.
O parlamentar revelou que tem assento na Academia, ocupando a cadeira número 29. Segundo Professor Teodoro, a entidade veio para preencher uma lacuna que existia no setor cultural da cidade. Por isso, ingressou com requerimento de congratulações à academia, que será votado pela Assembleia Legislativa. Teodoro assinalou ainda que a desembargadora Gisele Nunes da Costa ocupa a presidência da Academia.
CÔNEGO SADOC
O parlamentar enalteceu ainda o trabalho realizado pelo cônego Sadoc de Araújo, como evangelizador e educador, sendo o primeiro reitor da atual Universidade Vale do Acaraú (UVA), a quem Teodoro substituiu, quando assumiu a reitoria da unidade de ensino superior.
De acordo com o deputado, Sadoc doou grande parte de seu acervo pessoal para iniciar a biblioteca da UVA. “Ele realizou um grande sonho de levar o ensino superior para Sobral, hoje considerada uma cidade universitária com 16 mil alunos em diversas instituições de nível superior, sendo 12 mil na UVA”, observou Teodoro.
O parlamentar lembrou que no último sábado foi inaugurado pelo reitor Antonio Colaço o “Espaço UVA”, um setor da biblioteca do Campus da Betânia, para abrigar somente publicações referentes à Universidade do Vale do Acaraú. Teodoro destacou ainda o apoio que o governador Cid Gomes tem dado à instituição, propiciando também a expansão de áreas físicas e de pesquisas.
JS/AT
Veja também

Três matérias do Governo e 29 projetos de parlamentares começam a tramitar na Alece
Autor: Gleydson Silva
Alece realiza solenidade nesta quarta para comemorar os 26 anos do Cotam
Autor: Guilherme de Andrade