Salmito anuncia oportunidade de capacitação tecnológica para jovens do Ceará
Por Gleydson Silva09/10/2025 10:58 | Atualizado há 4 dias
Compartilhe esta notícia:

O deputado Salmito (PSB) anunciou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (09/10), um programa de Capacitação e Residência Tecnológica, financiado e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destinado a jovens cearenses. O programa oferece curso gratuito, com duração de 12 meses, para a formação de desenvolvedores e programadores digitais.
De acordo com o parlamentar, para participar do curso é necessário ter, no mínimo, 16 anos, residir no Ceará e estar regularmente matriculado, a partir do 2º ano do Ensino Médio regular ou curso técnico. “O curso é remoto, pode ser feito de onde o aluno estuda ou de casa, desde que tenha acesso à internet de qualidade. Ao fim desses 12 meses, os alunos passarão por uma residência profissional em empresas de tecnologia, para facilitar o ingresso desses jovens no mercado de trabalho”, apontou.
O programador, segundo Salmito, é o profissional responsável por desenvolver e manter códigos que dão vida a programas, sistemas e aplicativos, além de analisar as necessidades das empresas, clientes e usuários, traduzindo especificações técnicas em aplicativos. “Isso dará mais oportunidade para os nossos jovens cearenses”, disse.
Salmito chamou a atenção para a importância do mercado da tecnologia e comunicação atualmente e fez referência ao valor de mercado de grandes empresas de tecnologia, que, segundo ele, chega a ultrapassar três vezes o valor do orçamento anual brasileiro. Para ele, investir em profissionalização de pessoal para o mundo da tecnologia é pensar no futuro. “Essa é a locomotiva do século XXI. Precisamos ter esses profissionais capacitados para um mercado que os busca e muitas vezes não acham”, disse.
As inscrições, conforme Salmito, começam no dia 12 de outubro, a partir das 12h, seguem até o dia 20, e podem ser feitas pelo site https://capacitabrasil.irede.org.br/.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

De Assis Diniz denuncia ataques de cães a pequenos rebanhos no Interior
Autor: Ricardo Garcia