Oradores

Guilherme Bismarck destaca crescimento do Ceará na economia e na qualificação profissional

Por Gleydson Silva
21/10/2025 11:29 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Bismarck (PSB) - Foto: Júnior Pio

O deputado Guilherme Bismarck (PSB) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (21/10), o avanço do Ceará na geração de empregos e na qualificação profissional, destacando que o Estado está entre os dez que mais criaram vagas formais em 2025. Segundo ele, os resultados são fruto de um trabalho consistente do Governo, que alia investimentos estratégicos à melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com o parlamentar, esse cenário positivo reflete um trabalho “firme e forte” do governador Elmano de Freitas e dos que o antecederam. “É fruto, acima de tudo, de um trabalho de governadores que pensam em um Ceará grande, com investimentos sérios, concretos e de longo prazo, e não apenas na eleição seguinte”, pontuou.

Em 2024, conforme o deputado, o Ceará registrou saldo de 56.231 novas vagas, superando as 52.156 de 2023. Além disso, o Ceará combate a fome, um dos grandes gargalos para uma qualidade de vida melhor para a população. “No mesmo ano, três mil beneficiários do programa Ceará Sem Fome conseguiram emprego com carteira assinada e 1,3 milhão de famílias deixaram o Bolsa Família por melhoria de renda. Somente em agosto de 2025, foram criados 6.933 novos postos de trabalho, somando 40.518 vínculos formais no acumulado do ano — o que já representa 73% de todo o resultado de 2024”, destacou.

Guilherme Bismarck ressaltou que o aumento do número de empregos no Ceará representa muito mais do que dados positivos em estatísticas, significa transformação real na vida das pessoas. “Mais emprego significa comida garantida na mesa, pais e mães que não precisam ver o filho sem brinquedo no Dia das Crianças, significa dignidade, dormir tranquilo, com o aluguel e as contas em dia, e ter a segurança de que não vai faltar alimento. Além disso, reflete na economia, pois é mais emprego, é comércio movimentado, economia girando e mercado aquecido”, completou.

Com a expansão de empresas no Ceará, sobretudo as que atuam na área de tecnologia da informação e sustentabilidade, novas oportunidades estão surgindo no Estado, de acordo com o parlamentar. “O Governo está preparando o cearense para o mercado de trabalho, com mais de 32 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes neste ano, por meio dos programas Qualificar+ e Incluir+, em parceria com a SET, o IDT e o Centec, em áreas estratégicas como Indústria 4.0, Tecnologias Emergentes, Agroindústria, Hospitalidade, Sustentabilidade, Gestão, Turismo e Serviços”, afirmou.

Para o deputado, essas qualificações vão ao encontro de profissões que mais devem crescer até 2027, entre elas estão o especialista em inteligência artificial e aprendizado de máquina, especialista em sustentabilidade, analista de business intelligence, analista de segurança da informação, engenheiro de fintech, analista e cientista de dados, engenheiro de robótica, especialista em big data, operador de equipamentos agrícolas tecnológicos e especialista em transformação digital.

O parlamentar relatou ainda que participou, ao lado do governador Elmano de Freitas e da secretária Tânia Mara Coelho, da chegada da Carreta da Saúde da Mulher a Russas. “A ação, do programa Agora Tem Especialistas, foca na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, buscando reduzir desigualdades no acesso à saúde. No Vale do Jaguaribe, região com alta mortalidade feminina por câncer de mama, o serviço oferece mamografias, ultrassonografias e biópsias em unidades móveis”, disse.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também