Fernanda Pessoa ressalta importância do aleitamento materno
Por ALECE21/08/2012 15:16 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
A vice-presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, deputada Fernanda Pessoa (PR), comentou, na sessão plenária da Casa desta terça-feira (21/08), a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento de recém-nascidos.
Fernanda lembrou a sessão solene realizada ontem pela Casa em comemoração ao XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) e ao II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enacs). Para a deputada, o direito ao leite materno garante “vínculo de afeto com a mãe e qualidade de vida ao bebê”.
Segundo ela, mais de um milhão de mortes podem ser evitadas anualmente, se a amamentação for assegurada. O risco de mortalidade neonatal (até o 28º primeiro dia de vida) também pode ser reduzido em 22%. “A não amamentação e a mortalidade infantil andam juntas. Não podemos consentir que a criança não tenha acesso a alimento por falta de informação da mãe, por questões estéticas ou por falta de estrutura de bancos de leite”, pontuou.
A republicana enalteceu a estrutura dos bancos de leite do Ceará. São oito ao todo, uma das maiores do País. “As que não conseguem amamentar, precisam conhecer a estrutura, as técnicas e a importância da segurança alimentar dos seus filhos. É um serviço bem-vindo, mas ainda pequeno diante do desafio”, ponderou.
BC/CG
Veja também