Oradores

Professor Teodoro destaca qualidade de ensino da cidade de Sobral

Por ALECE
11/07/2012 14:22

Compartilhe esta notícia:

Dep. Prof Teodoro (PSD) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Professor Teodoro (PSD) comentou, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (11/07), matéria publicada no Jornal O Globo a respeito da qualidade de ensino da cidade de Sobral. O deputado salientou que, segundo a reportagem, Sobral tem 27 colégios de Primeiro Mundo para crianças pobres.

O Jornal, conforme ele, vem publicando uma série de reportagens sobre a educação. “Com ajuda do economista Ernesto Martins Faria, da Fundação Lemman, levantamento do Globo faz relação entre o desempenho escolar, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e o nível socioeconômico dos alunos. O objetivo é saber que escolas, mesmo com alunos de família de baixíssima renda, conseguiram nota de seis para cima”, disse.

Ainda conforme ele, a segunda cidade do País com escolas do mesmo padrão de Sobral é Pedra Branca, também no Ceará, com quatro escolas. “Isso significa que Sobral, sozinho, responde por um terço (ou 33%) de todas as escolas do levantamento do jornal O Globo”, avaliou.  

Teodoro ressaltou que Sobral  conta com cinco escolas com notas acima de sete.  “Isto é, estão com a média acima da de alunos de países desenvolvidos. Dessas cinco escolas, três estão na sede do município, e duas nos distritos”, pontuou.  
    
De acordo com ele, antes do jornal O Globo, a revista Época já tinha descoberto Sobral como cidade com educação de qualidade. “A matéria da revista compara a cidade de maior PIB entre as de população superior a 150 mil habitantes, a paulista Barueri, e Sobral. A cidade do norte cearense avançou mais do que a paulista, tendo partido de uma mesma nota. Enquanto Sobral passou de 4,5 para 6,6, a nota da paulista ficou em 5,4. Em todos os estudos de aferição de desempenho escolar, Sobral se destaca nacionalmente”, frisou.

Teodoro ressaltou que “o movimento na educação teve como personagem  central o deputado Ivo Gomes (PSB), que criou, na Casa, o Comitê de Combate ao Analfabetismo Escolar”. Ivo, segundo ele, também foi o secretário de Desenvolvimento da Educação de Sobral a dar início ao Programa de Alfabetização da Idade Certa (Paic) naquele município.

“O PAIC está sendo aplicado desde a primeira gestão do governador Cid Gomes e será transformado em Programa Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC)”, observou.

Ainda durante seu pronunciamento, o  parlamentar disse que apoiava projeto de lei da deputada Mirian Sobreira (PSB), lido na sessão plenária de ontem, que reconhece a cidade de Sobral como a Capital da Educação do Estado.   
EU/CG

Veja também