Notícias

Obra sobre a renovação da tradição católica é destaque no Questão de Ordem

Por Lincoln Vieira
30/08/2023 15:17 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Professor Emanuel Freitas e jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta quarta-feira (30/08), o doutor em Sociologia e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Emanuel Freitas. O convidado explica o conteúdo do livro de sua autoria intitulado “Carisma e renovação da tradição católica em Fortaleza”. 

O livro é a conclusão da pesquisa de Doutorado em Sociologia realizado pelo autor. No documento, Emanuel Freitas buscou compreender as transformações teológicas ou doutrinárias da Igreja Católica Apostólica Romana na segunda metade do século XX e cujas consequências a igreja ainda vivencia; transformações essas que foram canalizadas para a atuação ou dentro da atuação da renovação carismática católica, um dos dois grandes movimentos de leigos dentro da igreja dessa temporalidade, explica o autor, acrescentando que, "para compreender esse fenômeno, estudamos a fundação e a ampliação da comunidade católica Shalon, que é sediada em Fortaleza”.

ENTREVISTADO

Emanuel Freitas é professor adjunto de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi). Ele é professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e de Planejamento e Políticas Públicas na (Uece). 

O docente tem graduação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Ciências Sociais, além de doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Emanuel é especialista em Ciência Política (Uninter, 2021) e bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). 

O professor coordena ainda, junto com o cientista político Cleyton Monte, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Parlamento Aberto e Democracia (Neppad), da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), para fomentar estudos sobre a democracia e o parlamento aberto no Poder Legislativo.

O núcleo vai dar oportunidade aos servidores públicos para a compreensão científica da política, da cidadania e do accountability, com ênfase no relacionamento do Parlamento com o governo e com a sociedade civil em geral. 

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

Edição: Clara Guimarães

Veja também