Notícias

Dia do Arquiteto e Urbanista é celebrado nesta segunda na Assembleia

Por Lincoln Vieira
15/12/2023 12:07 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra, nesta segunda-feira (18/12), a partir das 9h, em sessão solene no Plenário 13 de Maio, o Dia Nacional do Arquiteto Urbanista. A solenidade atende a requerimento das deputadas Juliana Lucena (PT) e Larissa Gaspar (PT). 

De acordo com Juliana Lucena, o Dia do Arquiteto é celebrado anualmente em 15 de dezembro. "A data, instituída em 2018, presta homenagem aos profissionais com formação em Arquitetura e que atuam pensando e projetando construções com criatividade e sensibilidade”, observa a parlamentar. 

“A data relembra o nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou diversos monumentos e prédios no Brasil considerados ícones da arquitetura moderna. Foi Niemeyer, ao lado de Lúcio Costa (arquiteto, urbanista e professor), que trabalhou no projeto de Brasília, capital do Brasil”, ressalta. 

A deputada Larissa Gaspar, por sua vez, também destaca o trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer. “Ele foi o responsável por pensar e projetar diversos prédios ícones da arquitetura brasileira”, acrescenta. 

A importância do profissional de arquitetura e urbanismo foi ressaltada ainda pela deputada. “O arquiteto e o urbanista são importantes na formação de cidades com moradias dignas e espaços saudáveis”, assinala. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também