Notícias

Semifinalista do concurso “25 Mulheres na Ciência 2025” participa do Questão de Ordem desta sexta

Por Wanessa Tavares / com Assessoria
07/02/2025 15:49 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Ana Cristina Oliveira, Verlaine Alencar e jornalista Renato Abreu

programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), inicia, nesta sexta-feira (07/02), uma série de entrevistas com mulheres cientistas em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro.

As convidadas da edição desta sexta-feira são a semifinalistaa do concurso “25 Mulheres na Ciência 2025”, a fisioterapeuta obstétrica Verlaine Alencar, e a orientadora dela de Mestrado, a doutora em Bioquímica Ana Cristina Oliveira.

Promovido pela 3M, o prêmio internacional celebra as realizações de mulheres da América Latina que contribuem para o avanço do conhecimento científico e tecnológico em diversas áreas, como Ciências Exatas, Naturais, Sociais e Biomédicas. Esse reconhecimento é uma forma de estimular discussões sobre a necessidade de maior representatividade feminina no cenário científico e sobre os obstáculos enfrentados por mulheres no setor, como preconceitos e barreiras estruturais.

 

ENTREVISTADAS

Verlaine Alencar é bacharel em Fisioterapia, pós-graduada em Uroginecologia e Obstetrícia, mestranda em Ciências Médicas com formação internacional em Terapia Manual na Uroginecologia e Obstetrícia, Cinesioterapia Pélvica e Reabilitação de Diástase Abdominal por Vácuo Sucção. 

Ela é a responsável pelo Nazide Pressus, trabalho com o qual participa no concurso. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), da Universidade de Fortaleza (Unifor), e consiste em um simulador de alta tecnologia e inédito no mundo para o tratamento da incontinência urinária. Ao longo dos 15 anos de carreira, Verlaine tem dedicado a última década exclusivamente ao cuidado da saúde da mulher.

Já Ana Cristina Oliveira é graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui mestrado em Bioquímica pela UFC e Doutorado em Bioquímica pela UFC. É professora titular da Unifor e membro da Academia Cearense de Ciências e da Academia Cearense de Farmácia. Participa como professora orientadora do quadro permanente dos programas de pós-graduação em Ciências Médicas da Unifor e do Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia Renorbio.

Atualmente é diretora do Núcleo de Biologia Experimental Nubex da Unifor e participa do banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Desenvolve pesquisas na área de Bioquímica, com ênfase em isolamento, caracterização e aplicação biotecnológica de carboidratos e proteínas, especialmente lectinas, e análise proteômica na prospecção de biomarcadores de doenças.

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

Edição: Geimison Maia

Veja também