Uso de tecnologias contra o feminicídio é tema do Questão de Ordem desta quinta
Por Wanessa Tavares / com Assessoria13/03/2025 16:31 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta quinta-feira (13/03) dá continuidade à programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Nesta edição, o programa recebe a presidente da Fundação Mulheres Aceleradas (FMA), Larissa Delucca, e o juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e idealizador do software Proteção na Medida, Tiago Dias.
A temática abordada no programa é “A Tecnologia contra o Feminicídio", que foi discutida na mesa “A Tecnologia como Ferramenta de Combate à Desigualdade de Gênero”, durante o I Simpósio de Justiça e Gênero, promovido pelo Núcleo de Estudos de Justiça e Gênero (NUEJGE), grupo de pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O evento foi realizado nos dia 11 e 12 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, e promoveu reflexões, debates e o compartilhamento de experiências sobre a efetivação dos direitos das mulheres e a equidade de gênero no Brasil e no mundo.
O simpósio abrangeu temas de grande importância, com painéis e palestras focadas em violência de gênero, segurança pública, tecnologia e direitos humanos.
Larissa Delucca comenta ainda sobre os projetos da Fundação Mulheres Aceleradas, que auxilia mulheres vítimas de feminicídio e violência doméstica.
Tiago Dias comentará sobre o Programa Proteção na Medida, idealizado por ele e utilizado pelo Poder Judiciário, além do livro "Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia", que apresenta um panorama sobre os casos de feminicídio em Fortaleza.
ENTREVISTADOS
Larissa Delucca é graduada em Direito pela Unifor e pós-graduada em Marketing e Inovação. Atua como presidente da FMA, instituição sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo feminino e aceleração de carreiras femininas e como membro consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo a primeira nordestina Integrante da Comissão de Status da Mulher na ONU (CSW).
Já Tiago Dias é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduado em Ciências Criminais pela Faculdade de Ciências Humanas e Jurídicas de Teresina e em Direito Constitucional pela Faculdade Ibmec São Paulo. O entrevistado atua como juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE/CE) e é supervisor do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRE/CE. É mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Unifor.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, com reprise às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Solenidade na Alece homenageia o Ferroviário Esporte Clube nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa
Alece celebra Dia Nacional do Humorista nesta segunda-feira
Autor: Wanessa Tavares