Um Lugar de Fala debate sobre adoção tardia
Por Guilherme de Andrade / com Assessoria14/03/2025 13:37
Compartilhe esta notícia:

O programa Um Lugar de Fala, da Alece TV (canal 31.1), desta segunda-feira (17/03) debate sobre a adoção, sobretudo a tardia. Para falar sobre o assunto, a edição recebe a chefe da Seção de Cadastro de Adotantes e Adotandos da Comarca de Fortaleza, Débora Melo, e a psicóloga Vanessa Castro, que atualmente faz parte da equipe que ministra curso de pretendentes à adoção.
Mesmo sem haver uma idade mínima formal, o termo “adoção tardia” se refere, muitas vezes, à adoção com mais de três anos. Estas crianças já possuem um desenvolvimento parcial em relação a sua própria autonomia e interação com o mundo.
Além de explicar de forma mais detalhada o tema , Vanessa Castro, que trabalha com adoções há nove anos, fala sobre os transtornos e traumas causados por esse acolhimento tardio de crianças. O programa ainda traz as ações desenvolvidas pela Seção de Cadastro de Adotantes e Adotandos da Comarca de Fortaleza, dados sobre adoções na capital cearense e informações acerca do processo e trâmites de adoção.
O Um Lugar de Fala conta com produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Cibele Couto e Janaina Gouveia. As imagens são dos cinegrafistas Josevaldo Amaro e Fabio Ferraz. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 9h20, na Alece TV (canal 31.1) e também pode ser assistido no Youtube da Alece TV e no AlecePlay.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Questão de Ordem fala sobre o conclave e a escolha do novo pontífice, papa Leão XIV
Autor: Guilherme de Andrade/Com assessoria
Alece doa material reciclável resgatado de incêndio do plenário a associações de recicladores
Autor: Pedro Emmanuel Goes