Notícias

Dia Estadual do Profissional de Eventos é celebrado na Alece

Por Ariadne Sousa
29/04/2025 18:22 | Atualizado há 6 horas

Compartilhe esta notícia:

Solene destaca importância do profissional de eventos - Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta terça-feira (29/04), sessão solene em alusão ao Dia Estadual do Profissional de Eventos, celebrado anualmente na data de 30 de abril, conforme a Lei n.º 16.255/2017. A cerimônia aconteceu em reconhecimento à importância do setor e dos profissionais para a economia estadual. 

A solenidade atendeu a requerimento do deputado Cláudio Pinho (PDT), que ressaltou as contribuições dos trabalhadores de eventos para histórias individuais e para todo organismo social que envolvem a função. “Eu estimo que nos dias de hoje, pelo menos 100 bilhões de reais são movimentados nos nossos eventos Brasil afora. E tudo isso existe também, porque tem quem promova o evento, tem quem organiza, para que tudo ocorra da melhor forma possível”, disse.

Segundo o parlamentar, a atuação dos profissionais de eventos não se restringe apenas a festas e celebrações, se estendendo para todas as situações que exigem um rito a ser seguido. “Se é uma festa de debutantes, vocês estão na organização; se é uma palestra, um simpósio, um  seminário, vocês estão participando. E nós, aqui, enquanto parlamentares, nesta tarde, estamos reconhecendo o trabalho desenvolvido por cada uma de vocês  que movimentam a economia, que muitas vezes não é vista, não se sabe o quanto gera emprego, gera renda e desenvolvimento para o Estado do Ceará”, apontou.

O deputado Guilherme Bismarck (PSB) defendeu que a categoria seja reconhecida como umas das áreas da comunicação social, assim como a publicidade e o jornalismo. “Isso é um chamamento, inclusive, para que todas as empresas, inclusive esta Casa, como Assembleia,  reconheçam no profissional de relações públicas, no profissional de cerimonialista,  como um braço da comunicação tão importante quanto o que se chama hoje, até erradamente, abrasileirado, o tal do marketing”, alegou.

Além disso, o parlamentar destacou o Centro de Eventos do Estado do Ceará como um relevante exemplo do que o setor significa em âmbito estadual. “A construção do Centro de Eventos do Estado do Ceará não pode deixar de ser lembrada como uma mudança no momento em que o Estado do Ceará se posiciona em nível nacional e da América Latina pelo equipamento do Centro de Eventos. Isso faz um desenvolvimento no Estado do Ceará e uma mudança de chave na importância do evento para o Estado”, finalizou. 

 

Raquel Parente, presidente da Associação dos Cerimonialistas e Profissionais de Eventos do Estado do Ceará (Acec). Foto: Marcus Moura

Para a presidente da Associação dos Cerimonialistas e Profissionais de Eventos do Estado do Ceará (Acec), Raquel Parente, a solenidade marca uma oportunidade de comemorar e demonstrar gratidão a todos os trabalhadores que compõem a categoria. “Sinto-me particularmente em estar aqui para enfatizar o quanto nosso trabalho é essencial, não apenas para as pessoas que confiam em nós para celebrar os momentos mais importantes de suas vidas, mas também para a robustez da economia e para o desenvolvimento sustentável do nosso querido estado”, declarou. 

A lista de homenageados contou ainda com Nascimento Júnior, decorador; Vitória Fernandes, cantora; Alice Maria Viriato Araújo, fundadora do Alice's Buffet; Marciano Djow, Dj; Manoel Teles, fotógrafo; Eugênia Maria Fernandes Melo, da Premier Filmagem; Bruno Forte, diretor da empresa Fort Eventos / Fort Luz; Leandro Apolinário, profissional da beleza; Fátima Lima, empreendedora da alta costura; Baltaguimar de Souza Santos Junior, fundador do Balreis. 

Outros profissionais também receberam reconhecimento da Alece: Cintia Lobo, confeiteira e designer de bolos cenográficos; Caroline Pinheiro Belchior, fundadora da Carol Chocolates; Fernanda Maria Dantas de Castro, fundadora da Coktelitas; Emanuel Miranda da Silva, da empresa InCena; Laucy Salles, mestre de cerimônias e cerimonialista; Angela Karla, celebrante de casamentos; Malu Cavalcanti, mestre de cerimônias e cerimonialista; Jacqueline Castilho, cerimonialista; Rebeca Arruda, cerimonialista, fundadora da TR Eventos. 

A primeira vice-presidente da Acec, Glauci Sales, e a cerimonialista Alódia Moreira Guimarães, completaram a mesa da solenidade. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Clara Guimarães

 

Veja também