Identidade Cultural apresenta história do Bode Ioiô neste sábado
Por Pedro Emmanuel Goes / com Assessoria02/05/2025 14:48 | Atualizado há 19 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Identidade Cultural, da Alece TV (canal 31.1) traz, neste sábado (03/05), a história do Bode Ioiô, figura que marcou Fortaleza e conquistou gerações. O folclórico animal é símbolo da irreverência e da inteligência popular, um marco da identidade cearense.
O bode Ioiô fez história na capital cearense há 103 anos. Em 1922, o bode chamado de Ioiô foi eleito vereador da de Fortaleza. Na época o sufrágio era espontâneo e em uma folha de papel, a eleição de Ioiô foi um protesto da população fortalezense. O animal costumava fazer um percurso da Praia de Iracema ao Centro, indo e voltando, por isso o nome.
Após sua morte, ele se tornou peça de museu, que foi rejeitada de início por uma elite intelectual que o julgava indigno de atenção por representar algo “tosco e sujo”. Mas, com o passar dos anos, o bode se tornou símbolo de rebeldia e irreverência.
Apresentado e produzido por Arituza Timbó, o programa Identidade Cultural tem coordenação de núcleo de Luciano Augusto, edição de Samuel Frota e imagens de Rinaldo Nogueira. É transmitido todos os sábados, a partir das 21h, pela Alece TV e fica também disponível no canal da emissora no Youtube e na plataforma Alece Play.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Solenidade na Alece homenageia o Ferroviário Esporte Clube nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa
Alece celebra Dia Nacional do Humorista nesta segunda-feira
Autor: Wanessa Tavares