Dez anos da pesquisa para uso da pele da tilápia para fins medicinais são celebrados em solenidade nesta terça
Por Ariadne Sousa05/05/2025 11:43 | Atualizado há 5 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove nesta terça-feira (06/05), a partir das 17 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem à primeira década de desenvolvimento da pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre o processo de beneficiamento da pele da tilápia para tratamentos médicos.
A solenidade atende a requerimento do deputado Heitor Férrer (União), com subscrição da deputada Dra. Silvana (PL). No documento, Heitor Férrer aponta que a pesquisa se reveste da maior importância para as ciências médicas em nosso estado.
Em sua justificativa, o parlamentar destaca ainda alguns dados do estudo, como o envolvimento de 380 pesquisadores em 10 diferentes estados brasileiros e nove países; 42 publicações em revistas nacionais e internacionais; 26 premiações; mais de 1000 matérias de mídia em 17 idiomas, em 62 países; venceu o Oscar da Medicina Brasileira - "Prêmio Eurofarma de Inovação"; quatro patentes com produtos desenvolvidos a partir da pele da tilápia (três patentes concedidas no Brasil e EUA); participação no tratamento de vítimas de incêndios na Califórnia, Líbano, Pantanal, Uberaba e enchentes no RS; entre outros.
A pesquisa com a pele do peixe tilápia teve início em 2015 para desenvolvimento do biomaterial para tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e medicina regenerativa. O coordenador geral da pesquisa é o Dr. Edmar Maciel Lima Júnior.
SERVIÇO
Sessão solene em comemoração dos 10 anos da Pesquisa da Pele da Tilápia
Quando: terça-feira, 6 de maio de 2025.
Horário: 17 horas.
Local: Plenário 13 de Maio.
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE
Veja também

Na Alece Tem destaca atendimento do Ciadi com crianças com TEA e síndrome de Down
Autor: Wanessa Tavares/com Assessoria
Alô Alece entrevista o deputado Alysson Aguiar nesta terça-feira
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria