Um Lugar de Fala recebe especialistas para debater sobre o “luto” nesta segunda-feira
Por Wanessa Tavares / com Assessoria16/05/2025 14:59 | Atualizado há 14 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Um Lugar de Fala, da Alece TV (canal 31.1) desta segunda-feira (19/05) aborda o tema “luto”, desde a importância da vivência, os tipos e estágios, até a "recuperação". O luto é um resultado esperado do rompimento de um vínculo, um processo de elaboração de uma perda significativa.
Para debater o assunto, participam do programa a psiquiatra do Hospital de Saúde Mental do Estado do Ceará (HSM), Rebeca Gomes, e a psicanalista Elaine De Tomy. Elas explicam também quando o luto pode se transformar em um quadro patológico, chamado de “luto complicado” ou “transtorno de luto prolongado”, que pode requerer intervenção médica.
Além disso, o programa recebe a assistente social Juliana Monteiro, que é mãe de quatro "anjos", ou estrelinhas, como carinhosamente ela os chama. Ela vai falar sobre a sua história de resiliência e força que teve durante as perdas na gestação.
O luto, do ponto de vista psicológico, é uma resposta natural à perda. Essa resposta pode ser desencadeada pela morte, mas também se estende a outras formas de perda, como o divórcio, a demissão do emprego, mudança de residência ou mesmo o fim de uma amizade.
Um Lugar de Fala tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Cibele Couto e Janaina Gouveia. As imagens são dos cinegrafistas Reginaldo Silva e César Ceppi. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 12h, na Alece TV (canal 31.1). Além disso, o programa fica disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Identidade Cultural apresenta a trajetória da cantora Makem neste sábado
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria
Questão de Ordem aborda 10ª edição do Pint of Science em Fortaleza
Autor: Pedro Emmanuel Goes / com Assessoria