Alcance amplia preparação para o Enem com programação em oito municípios
Por Narla Lopes, com informações da Assessoria21/08/2026 10:41 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:
O programa Alcance, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realiza, no sábado (22/08), uma ampla programação de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. As atividades incluem aulas presenciais, a partir das 8h, em núcleos parceiros, além do Aulão 18, no anexo II da Alece, em Fortaleza.
Além do aulão na Alece, as aulas serão realizadas em Meruoca, Milagres, Canindé, Caucaia, Nova Russas, Itaitinga, Itapiúna e no núcleo da Associação Beneficente Estrela da Manhã (ABEM), na Rua Engenheiro João Nogueira, 363, Carlito Pamplona, em Fortaleza, com professores de diferentes áreas do conhecimento. As atividades integram as ações do programa Alcance para ampliar o acesso dos estudantes a conteúdos específicos para o Enem.
Em Meruoca, os estudantes terão aula de História, com o professor Paulo Humberto Garcia Menezes. Em Milagres, a programação contempla Redação, com a professora Rafaelly Carneiro dos S. Nogueira, e Geografia, com a professora Samara da Costa Sousa. Em Canindé, haverá aula de Biologia com o professor Nathiel Sousa e Silva.
Em Caucaia, serão ofertadas aulas de Biologia, com a professora Karoline Aguiar Lira, e Química, com o professor Brenno Ramy Teodosio da Silva. Em Nova Russas, os estudantes terão aula de História, com a professora Maria Mikaelle Ferro Nunes, e Matemática, com o professor Francisco Haroldo Feitoza da Fonseca.
Itaitinga contará com aula de Geografia, ministrada pela professora Leideane Lima de Oliveira, e Matemática, com o professor Sergei de Sousa Nogueira. Em Itapiúna, a programação reúne Língua Portuguesa e Redação, com a professora Arytana Gomes Leão Pontes, e Química, com o professor Francisco Willame Bezerra. Em Fortaleza, no núcleo ABEM, no bairro Carlito Pamplona, será realizada aula de Redação, com o professor Samuel Freitas Holanda.
Aulão 18
Além das atividades nos núcleos parceiros, Fortaleza recebe o Aulão 18 do programa Alcance, das 8h às 12h15, no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes. A programação reúne conteúdos das quatro áreas do conhecimento cobradas no Enem.
Em Matemática e suas Tecnologias, o professor David Machado abordará “Grandezas diretamente e inversamente proporcionais”. Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o professor Thompson Justa ministrará aula de Física sobre “Hidrostática”.
Na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, o professor Sérgio Feitosa abordará Sociologia Política. Já em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o professor Samuel Holanda trabalhará o tema “A Estética Textual”.
O Aulão 18 será transmitido ao vivo, diretamente da sede do programa Alcance, em Fortaleza, pela Alece TV (canal 31.1), permitindo que a programação também seja acompanhada por estudantes de forma remota.
SERVIÇO
Aulas nos núcleos parceiros e Aulão 18
Data: 22 de agosto de 2026, sábado
Horário: 8h nos núcleos parceiros; das 8h às 12h15 na sede, em Fortaleza
Local: Núcleos parceiros e sede do programa Alcance, em Fortaleza (anexo II da Alece).
Edição: Vandecy Dourado
Veja também