Identidade Cultural exibe segundo episódio do especial sobre o legado holandês no Nordeste
Por Gabriela Farias, com informações da Alece TV21/08/2026 15:36 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:
O programa Identidade Cultural, da Alece TV (canal 31.1), apresenta, nesse sábado (22/08), às 21h, o segundo episódio do especial “Os holandeses no Nordeste e seu legado cultural: hábitos e costumes”. A viagem no tempo investiga a trajetória dos estrangeiros na região e o quanto essa presença impactou a cultura local.
O episódio a ser exibido, intitulado “Ceará e Maranhão”, foca na influência dos holandeses nos dois estados. A série explica uma das maiores ambições dos europeus na região: o açúcar, chamado de ouro verde, pois era considerado mais precioso que o próprio ouro na Europa, na época.
Apesar de o Ceará não ter feito parte do circuito de grandes plantações de cana-de-açúcar, os holandeses vieram atrás de recursos minerais como a prata, explorando a Serra de Maranguape e a Serra da Ibiapaba. Na época, eles foram expulsos pelos portugueses, que transformaram o Forte Schoonenborch, erguido na capital do Estado, em Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, como é até os dias atuais.
O Identidade Cultural vai ao ar aos sábados, às 21h, na Alece TV. A série especial sobre os holandeses é uma reportagem de Jânio Alves, com imagens de Evandro Ferreira e Salomão Costa.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também