Agenda Cultural - Autores & Ideias recebe o historiador Francijési Firmino
Por ALECE06/07/2012 20:01 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O programa Autores & Ideias da FM Assembleia (96,7 MHz) deste sábado (07/07) entrevista o historiador e autor do livro “Alegorias da Maldição, a escrita fantástica de José Alcides Pinto e o Ceará”, Francijési Firmino, que estava em visita à Fortaleza.
De acordo com o historiador, a publicação tem como objetivo analisar as tensões sobre a identidade cearense repensando o próprio conceito de espaço e a noção de tempo em paralelo com a tradição e a modernidade.
A obra, publicada pela Fundação Demócrito Rocha, é vencedora do VI Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Os romances analisados sob perspectiva histórica são: “O Dragão de 1964”, “Os Verdes abutres da Colina”, “João Pinto de Maria” e “A biografia de um louco”, ambos de 1974.
Os livros integram a trilogia da Maldição do escritor José Alcides Pinto, considerada pela crítica indispensável para os estudos sobre literatura fantástica no Brasil.
O programa Autores & Ideias é produzido e apresentado por Lílian Martins e vai ao ar todos os sábados, às 15h, com reprise às terças-feiras, às 20h.
LA/LF
Veja também

Alece comemora 26 anos do Cotam e debate importância e valorização da corporação
Autor: Pedro Emmanuel Goes