AL homenageia os 30 anos da Associação Indígena Tapeba
Por ALECE13/10/2015 19:49 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (14/10), às 16h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para homenagear os 30 anos da Associação das Comunidades dos Índios Tapebas de Caucaia (Acita). O requerimento é de autoria do deputado Elmano Freitas (PT).
Segundo o parlamentar, ao longo de três décadas, a entidade lutou pela demarcação das terras, o que foi conseguido em setembro de 2013, com o Relatório Circunstanciado de Identificação e Demarcação da Terra Indígena dos Tapebas. "O povo tapeba possui uma forma de organização social estruturada na representação política e tradicional indígena", destacou o parlamentar.
A Associação das Comunidades dos Índios Tapebas é a organização indígena mais antiga do Ceará e representa o povo com maior população de índios do Estado. Segundo dados do Sistema Integrado de Atenção à Saúde Indígena(Siasi) do Ministério da Saúde (MS), existem mais de 7.400 indígenas da etnia tapeba no Ceará.
WR/GS
Veja também