Alunos do ETI Professor Ademar Nunes Batista visitam Assembleia
Por ALECE15/09/2015 14:13 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta terça-feira (15/09), estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola de Tempo Integral Professor Ademar Nunes Batista, localizada no Conjunto Ceará. A visita faz parte do projeto “O Parlamento e sua História”, promovido pelo Memorial do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), e reuniu 40 alunos.
A programação envolveu passagem pelo Auditório Murilo Aguiar, para explanação do historiador da Assembleia, Carlos Pontes, sobre a história do Parlamento e o papel do Legislativo no regime democrático. O grupo conheceu ainda o Espaço do Povo, as instalações da rádio FM Assembleia e o acervo do Malce.
Os professores Suellen Rodrigues, Lucília Silva e Cícero Silva acompanharam os alunos na visita à Casa, onde foram recebidos por Socorro Medeiros, da equipe do Malce, que explicou a composição da Mesa Diretora, bem como do Plenário 13 de Maio e as atribuições parlamentares.
Lucília Silva destacou a relevância da visita para estreitar a relação entre os alunos e o Legislativo cearense, e “ver materializada a concepção de democracia. Por estar, andar aqui e sentir que faz parte disso”.
Para ela, o conhecimento vai possibilitar colocar em prática o que aprendem em sala de aula. “Vai refletir muito no conhecimento, pois estamos trabalhando o modelo de gestão em que os alunos são protagonistas nas suas vidas, nas escolas. Eles estão passando pela discussão de eleger o líder e vice-líder da classe, do grêmio estudantil. Recentemente, teve a eleição do conselho da escola e eles prepararam tudo”, disse.
Na avaliação da professora, a atividade incentivará os alunos a ter mais consciência na hora de votar e de acompanhar seus representantes. “À medida que vêm aqui, conhecem os representantes da sociedade que, no caso, os pais deles votaram. Então, eles têm esse contato direto”, acrescentou.
A estudante Maria Alice, de 13 anos, acredita que a programação vai ter um impacto positivo, uma vez que o acesso aos deputados vai agregar mais conhecimento. “A gente vai conhecer melhor o que a gente não conhece direito. Vai entrar em contato e aprender mais sobre isso”, avaliou.
Além de Socorro Medeiros, a equipe do Malce conta com Ivana Costa, Germana Pontes e Rubens Alves.
Para se inscrever no programa, as escolas públicas ou privadas interessadas devem agendar visita pelos telefones (085) 3277-3700 e (085) 3277-3707 ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.
LS/AT
Veja também