Notícias

Assembleia Legislativa celebra 185 anos da Sefaz nesta sexta-feira

Por ALECE
30/09/2021 19:40 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta sexta-feira (01/10), às 16h, sessão solene em homenagem aos 185 da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz/CE). O evento atende a solicitação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), e acontece no Plenário 13 de Maio.

Evandro Leitão destaca o trabalho dos servidores fazendários e lembra sua trajetória na Sefaz. “Quando entrei na Secretaria da Fazenda, não tinha noção de que estava iniciando uma trajetória pública e que poderia ajudar nosso Estado em outras áreas. Trabalhei em muitos municípios do Ceará e até hoje me sinto um servidor fazendário”, afirmou o chefe do Legislativo.

A Sefaz foi criada durante o primeiro reinado, por meio da Lei Provincial nº 58, de 26 de setembro de 1836, com a denominação de Thesouraria Provincial, durante o governo de José Martiniano de Alencar (1834-1837).

A criação do órgão representou, na época, um avanço significativo na obtenção de maior autonomia administrativo-financeira para o Ceará, que passou a ter competência para a instituição, arrecadação e gestão dos seus próprios tributos, atividade que até então não era permitida às províncias do Império brasileiro em decorrência da forte centralização política em virtude de o País ter adotado a forma de estado unitário, conforme determinava a Constituição de 1824.

WT/LF


 

Veja também