Assembleia Legislativa comemora Dia do Veterinário nesta quarta-feira
Por ALECE19/11/2019 19:46 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (20/11), às 19h, sessão solene em homenagem ao Dia do Médico Veterinário, comemorado anualmente em 9 de setembro. O evento acontece no Plenário 13 de Maio, atendendo requerimento do deputado Leonardo Pinheiro (PP).
De acordo com o autor, a data celebra a ação dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais. “Em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário auxilia na preservação da saúde da população humana. Ser veterinário é cuidar da saúde dos animais e, sobretudo, amá-los”, acrescenta.
O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque, nessa data, em 1933, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no País.
Entre os homenageados na solenidade, estão o mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Nélio Batista de Morais; o mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) Benedito Neilson Rolim e o também mestre em Produção e Reprodução Ovina pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) José Ferreira Nunes.
LV/LF
Veja também