Notícias

Assembleia realiza nesta terça-feira ações em alusão ao Setembro Amarelo

Por ALECE
09/09/2019 14:59 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

O segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará será destinado, nesta terça-feira (10/09), ao debate sobre a importância do combate à depressão e da prevenção a casos de suicídio. A solicitação é do deputado Evandro Leitão (PDT). Outras ações também serão realizadas durante a manhã.

A iniciativa faz parte da programação do Setembro Amarelo na AL, organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, Ideia Certa, Comissão da Infância e Adolescência, Departamento de Saúde, Comunicação Social, Companhia de Guardas e Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, a titular executiva de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Ceará, Lisiane Cysne de Medeiros Vasconcelos e Rego, apresentará as políticas realizadas pelo Estado para combater o problema. Foram convidados ainda representantes de instituições de preservação da vida e combate ao suicídio.

O deputado Evandro Leitão, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, enfatiza que o objetivo da Casa é promover, durante todo o mês, atividades para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de debater e enfrentar a depressão, que, muitas vezes, culmina no suicídio. “Os números de mortes por suicídio no Ceará são alarmantes, portanto o Parlamento Cearense vai contribuir através de trabalhos de sensibilização e informação com o enfretamento”, pontuou.

Mais cedo, às 7h30, os deputados realizarão panfletagem para alertar a população sobre a importância do tema. Serão distribuídos panfletos com informações sobre instituições de apoio e fitas amarelas no cruzamento das avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira.

Já às 8h30, a Comissão de Infância e Adolescência da Casa, atendendo requerimento da presidente do colegiado, deputada Érika Amorim (PSD), realiza palestra sobre a prevenção ao suicídio. O tema será apresentado pelo psiquiatra Fábio Gomes de Matos, coordenador do Projeto de Apoio à Vida (Pravida), no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa.

A deputada Érika Amorim ressalta a importância das ações sobre o tema. “O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre essa questão, que tem registrado números alarmantes. Ações como essa são necessárias e devem ser contínuas”, destacou.

Foram convidados para a palestra os deputados Augusta Brito (PCdoB), Evandro Leitão, Apóstolo Luiz Henrique (PP), Queiroz Filho (PDT) e Nezinho Farias (PDT), além da secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; do diretor do Hospital Infantil da Sociedade de Assistência e Proteção à Criança (Sopai), Luiz Eugênio França Pequeno; do psiquiatra do Sopai, Alfredo Holanda; da secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela, entre outros.
GS/LF

Veja também