Assembleia sedia seminário das federações e ligas de futebol amador
Por ALECE02/05/2012 16:22 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa sediou, na manhã desta quarta-feira seminário das federações de futebol amador e ligas esportivas não profissionais, com o objetivo de instituir a Confederação Nacional de Desportos Não Profissionais. Participaram representantes dos estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Pará.
O presidente da Liga de Esportes Não Profissionais da Bahia, Edvanilson Muniz, observou que cabe ao Governo Federal prover as entidades que organizam modalidades esportivas amadoras, conforme previsto na Constituição Federal (Artigo 207). Ele considerou que a partir da Lei Pelé, que regulamenta as práticas esportivas, muitos avanços foram conquistados. Porém, a criação da Confederação irá dar um caráter de oficialidade às entidades que comandam os esportes não profissionais.
Lembrou que cada deputado federal dispõe de emendas ao orçamento da União da ordem de R$ 15 milhões. Destes, R$ 2 milhões são obrigatoriamente dedicados à área de saúde. Edvanilson disse que é possível também fixar um quantitativo para os esportes amadores, uma vez que há garantias constitucionais para a sua consecução.
Juarez Alburquerque, presidente da Federação das Ligas Esportivas de Futebol Amador do Estado do Ceará, que idealizou o seminário, destacou que o evento foi apenas um primeiro passo no sentido de organizar as práticas esportivas não profissionais do País. Salientou que a união de todos poderá facilitar o avanço do esporte amador, que, na sua concepção, sobrevive com muitas dificuldades, notadamente nos centros urbanos, onde áreas usadas como campos esportivos estão sendo tomadas pela especulação imobiliária.
JS/AT
Veja também

Alece celebra os 60 anos da regional cearense da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Autor: Ariadne Sousa
Pesquisa sobre economia do cuidado é apresentada durante audiência pública na Alece
Autor: Juliana Melo