Notícias

Centro Cultural do Parlamento recebe alunos de Artes Visuais da Unifor

Por ALECE
04/05/2012 15:50 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), recebe neste sábado (05/05), a partir das 14h30, um grupo de estudantes do curso de Artes Visuais e Cênicas da Universidade de Fortaleza (Unifor), no Centro Cultural do Parlamento Cearense, no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da AL. Os universitários visitarão a exposição “Fotojornalismo, da promessa do real à autonomia simbólica”. Em seguida, acompanharão palestra do fotógrafo Celso Oliveira e da historiadora Ana Rita Fonteles.

A exposição traz uma mostra inédita de cinco dos mais importantes fotógrafos do jornalismo brasileiro (Celso Oliveira, Evandro Teixeira, Juca Martins, Marcel Gautherot e Orlando Brito) e apresenta ao público o resultado de reportagens para revistas e jornais brasileiros, exibindo cerca de 100 fotografias feitas durante a Ditadura Militar. As fotos pertencem ao acervo particular do colecionador Silvio Frota. A curadoria é assinada por uma equipe multidisciplinar formada pelo sociólogo Paulo Linhares, fotógrafo Celso Oliveira, jornalista Isabel Andrade e historiador Humberto Pinheiro.

Na palestra, Celso Oliveira vai falar de sua experiência em fotojornalismo numa época de repressão e controle da notícia; e Ana Rita Fonteles discutirá o tema “ditadura mobilizando homens e mulheres - notas de pesquisa".

A programação é gratuita e aberta ao público. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3277.2504 e pelo email comunicacao@al.ce.gov.br.
MM/AT

Veja também