Eliane Novais aborda questão das crianças que vivem em situação de rua
Por ALECE20/03/2012 18:50
Compartilhe esta notícia:

Em seu pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (20/03), a deputada Eliane Novais (PSB) abordou a questão das crianças em situação de rua. Segundo ela, dados do Cadastro Nacional de Acolhidos (CNCA), mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), informam que existem mais de 37 mil crianças e adolescentes vivendo nas ruas e, desse total mais de 70% são negras ou pardas.
“No Ceará, são 1.575 crianças e adolescentes vivendo na rua, colocando o Estado entre um dos de maior número nesta situação. É de extrema importância que o País e os estados se empenhem em apoiar essas crianças que, por situações diversas, não tiveram a oportunidade de viver no seio de uma família”, afirmou a parlamentar.
Eliane chamou a atenção para os dados do Cadastro Nacional de Adoção. “Acredito que como parlamentares, devemos trabalhar e amparar o trabalho dos juízes no sentido de contribuir para a viabilização de forma rápida e segura dos dados necessários nos processos de adoção. São 4.583 crianças a espera de um novo lar e 26.938 pais e mães que desejam adotar”, destacou.
A deputada parabenizou as associações e entidades envolvidas na Campanha Nacional “Criança não é de Rua”, ressaltando o trabalho desenvolvido pela ONG - O Pequeno Nazareno, que integra a equipe interinstitucional de abordagem de rua, lidando diariamente com a problemática, e detendo rica experiência na elaboração de políticas públicas para a área.
“Trata-se de uma ação de mobilização transformada em iniciativa para a construção efetiva de uma nova realidade capaz de gerar alianças e propostas de mudanças imediatas e de longo prazo, visando viabilizar a construção de uma alternativa real à vida nas ruas”, explicou ela.
Outra ação destacada por Eliane foi a campanha desenvolvida pela Comissão de Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do Ceará, “Quem Cala, Consente - Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime”. De acordo com ela, a campanha já visitou nove municípios do Estado, levando informação e mobilizando gestores, pais, educadores para ampliar a rede de proteção as suas crianças e adolescentes.
Por fim, a parlamentar frisou o programa Mais Educação do governo federal, que oferece atividades em tempo integral para os estudantes do 1º ao 9º ano da rede pública de ensino. “Acredito que esta é uma iniciativa fundamental para o enfrentamento do problema das crianças em situação de rua”, pontuou.
Em aparte, os deputados Dra. Silvana (PMDB), Bethrose (PRP) e Delegado Cavalcante (PDT) parabenizaram a colega pelo tema abordado em plenário.
LA/CP
Veja também

Alece entrega medalhas a 56 alunas do CE vencedoras do Torneio de Física para Meninas (TFM)
Autor: Ariadne Sousa
Alece aprova atualização de limites de cinco municípios cearenses
Autor: Juliana Melo